Abertura da 2ª edição do curso de Advocacia Internacional em Direitos Humanos dá início a sete dias de atividades

Nesta quarta-feira (23/06), com solenidade de abertura, teve início a 2ª edição do curso de Advocacia Internacional em Direitos Humanos. É um evento realizado, pela plataforma zoom, organizado pela OAB Nacional e que tem apoio das duas Seccionais e da ESA/DF. A programação vai até 29 de junho. Em discussão: O Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) em aulas divididas em quatro módulos.

A abertura contou com a presença de Everaldo Patriota, presidente em exercício da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB (CFOAB); Délio Lins e Silva Jr., presidente da OAB/DF; Rafael Oliveira, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA/DF); Idamar Borges, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF; Sidarta de Souza, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF;Carlos Nicodemos, presidente da Comissão de Direito Internacional OAB/RJ, e Charlotth Back, vice-presidente da Comissão de Direito Internacional OAB/RJ.

Rafael Oliveira, no início desse encontro, falou sobre a relevância de o curso abordar o Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). “Fico muito feliz ao saber que o tema é prioridade para o presidente Délio e, também, para o Conselho Federal.”

Dando prosseguimento à abertura, Charlotth Back apresentou as ações da Comissão de Direito Internacional OAB/RJ nesse campo. Tratou das expectativas para o curso: “Vem para desmistificar a percepção de distância do Sistema Interamericano dos Direitos Humanos e para consolidar esse sistema como um espaço eficiente de luta pelos direitos humanos e pela democracia.”

O presidente da Comissão de Direito Internacional OAB/RJ, Carlos Nicodemos, encerrou destacando a honra que é para as comissões do Distrito Federal e do Rio de Janeiro trabalharem juntas em momento de pandemia. “É um grande desafio para todos nós! Obviamente, há algumas barreiras, mas acho que estamos fazendo da crise uma oportunidade, pois há três anos um curso juntando essas comissões não seria possível sem o auxílio da tecnologia. Portanto, conseguimos transformar a crise em uma oportunidade e estamos aqui, reunidos nesse momento com 90 advogados e advogadas comprometidos em receber um curso que tem como objetivo impactar e ajudar toda a classe dos advogados.”

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Montserrat Bevilaqua)

Comunicação OAB/DF