OAB/DF recebe 133 novos advogados em solenidades de entrega de carteira

Nesta terça-feira (23/04), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou duas solenidades para receber 133 novos profissionais no quadro da Ordem.

Pela manhã, 70 advogados e advogadas prestaram o juramento da advocacia, enquanto à tarde, outros 63 se comprometeram a seguir o Código de Ética e Disciplina da OAB.

Lenda Tariana, vice-presidente da OAB/DF, enfatizou o apoio recebido pelos novos advogados em suas jornadas até a conquista da carteira da Ordem. “Uma carteira da OAB não tem sentido nenhum se ela não tiver por trás um advogado encorajado, orgulhoso da vitória que teve e ciente de que a construção da carreira dele ou a advocacia dele depende muito mais de nós do que olhar para o caminho do outro.”

Pedro Henrique Oliveira Mota, orador da turma, lembrou o papel que cada um a desempenhar na advocacia. “Que saiamos daqui não apenas como advogados, mas como líderes, inspirados a promover mudanças, encorajados a enfrentar adversidades com bravura e motivados a pularem sempre da melhor maneira possível. Que nossa carreira seja marcada pela paixão, que nossa democracia seja pautada pela justiça, que nossos casos sejam lembrados pela história e que, acima de tudo, tenhamos para fazer o nosso melhor.”

O diretor de Prerrogativas da OAB/DF e paraninfo da turma, Newton Rubens, ressaltou a importância do artigo 133 para a advocacia e a proteção das prerrogativas dos advogados. “Nenhuma outra Constituição do mundo tem um dispositivo igual. Então, cabe a nós a defesa constante desse artigo. Isso é muito importante porque a responsabilidade está em nossos ombros, especialmente daqueles que oxigenam a nossa casa, que são os novos e novas advogadas, que não mudam em nada de nenhuma que está aqui na frente.”

Veja as fotos

Solenidade da tarde

Na solenidade da tarde, a oradora da turma, Danielle de Oliveira Guimarães, destacou o papel crucial dos advogados na administração da justiça. “Somos indispensáveis para a administração da justiça, como diz nossa Constituição. Os advogados são os agentes transformadores da história. E hoje nos tornamos o futuro da defesa do nosso país. Exercer e defender as prerrogativas da profissão é o que faremos a partir de agora. E hoje precisamos ter em mente que começar nunca será fácil, mas é necessário. E tenho certeza de que todos nós seremos capazes, da mesma forma que conseguimos chegar aqui.”

A paraninfa da cerimônia e coordenadora do curso de Direito do curso de Direito na Universidade Católica de Brasília, Aline Cristina Alves, incentivou a união e apoio entre os colegas. “Estamos aqui para apoiá-los. Nada é mais importante do que o colega ao lado. Olhem uns para os outros, olhem para seus colegas. Não sei se todos vocês se conhecem ou não, mas saibam que ao seu lado já há um colega, uma rede de apoio e conexão. Porque a partir de agora, como advogados, nossa missão é grandiosa, mas também precisamos nos apoiar mutuamente. Então não hesitem. Venham para a OAB, venham para casa e desfrutem deste momento.”

Raquel Cândido, diretoria de comunicação da OAB/DF, pontuou que agora os novos advogados fazem parte da família da Ordem. “Hoje, então, pessoal, vocês estão no momento de colheita das excelentes sementes que vocês construíram, e o que nós desejamos aqui é que vocês realizem todos os sonhos. Eu disse a muitos de vocês que os sonhos plantados em seus corações no dia em que decidiram estudar Direito, no dia em que decidiram fazer o exame da Ordem, se realizem, porque nós somos todos impulsionados por sonhos. Esta casa está à disposição de todos. Acabamos nos tornando uma grande família, e isso me orgulha muito. Portanto, sejam bem-vindos à nossa grande família, meus queridos. Parabéns.”

Confira fotos da solenidade

Jornalismo OAB/DF