Advogado da OAB/DF participa de treinamento em Genebra

O integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF, advogado Ulisses Terto Neto, participou de treinamento em Direitos Humanos Internacionais e Advocacy, de 16 a 27 de março deste ano, em Genebra (Suíça). Ele recebeu uma bolsa concedida pelo International Service for Human Rights (ISHR). O ISHR é uma organização não governamental suíça, sem fins lucrativos, que atua no treinamento de defensores e defensoras de direitos humanos no mundo todo. O objetivo do treinamento é capacitar os profissionais para que atuem de forma eficaz com os instrumentos internacionais de direitos humanos e, sobretudo, com os mecanismos de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

O formato do treinamento inclui aulas teóricas e uma experiência prática no acompanhamento das atividades do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Durante duas semanas de treinamento, os participantes puderam apreender o funcionamento do conselho da ONU. “É uma experiência fundamental para que nós, defensores e as defensoras de direitos humanos, possamos aprender a atuar de forma eficiente junto ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, o que possibilitará a consecução de melhores resultados em nosso trabalho no futuro”, diz o advogado Ulisses Terto Neto.

Para o treinamento de 2009, foram selecionados defensores e defensoras de direitos humanos de várias partes do mundo, tais como: Fabian Junge (Alemanha), Sergey Verenin (Uzbekistão), Tex Seruilumi (Ilhas Fiji), Michael Paller (USA), Emmanuel Musyani (Tanzânia), Ulisses Terto Neto (Brasil), Marije Nederveen (Holanda), Solen Gratiet (Inglaterra), Hala Sakr (Líbano), Mary Mutupa (Zambia), George Sigamoney (Siri Lanka), Jorge Cruz (Peru), Manju Regmi (Nepal), Isabel Cavalier (Colômbia), Dina Iskander (Egito), Maria Estrada (Guatemala), Jedidah Waruhiu (Kenya), Nan Su (China), Brian Chadza (Malaui), Khartini Slamah (Malásia), Patricia Fuenmayor (Colômbia), Trevor Cook (Bélgica) e Elham Abbasi (Iran). Foto: arquivo pessoal Ulisses Neto