Caputo incentiva exercício da advocacia para estudantes da UCB

Brasília, 29/02/2012 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, proferiu a aula magna em 28/02, na Universidade Católica de Brasília (UCB), para mais de 800 alunos do curso de Direito. Participaram da palestra o reitor da UCB, professor Cícero Ivan Gontijo, o pró-reitor de graduação, professor Mozart Foschete, e o diretor do curso de Direito, professor Euvécio Diniz Silvério, além de outros professores.

O reitor agradeceu a presença de Caputo. “Eu tenho o prazer de trazer-lhes um presente de inicio de ano para esta noite. Hoje temos a oportunidade de ouvir o presidente da OAB/DF. A Católica está trazendo pessoas de reconhecido saber jurídico e talento comprovado para fazer a abertura do nosso ano letivo”.

Caputo esclareceu aos futuros profissionais que “a advocacia é a única profissão que tem a missão de

trabalhar para edificar o Estado Democrático de Direito, promovendo a justiça social, pugnando pelos direitos humanos, pelo respeito irrestrito às leis do nosso país. Nossa profissão não se restringe ao processo, a uma lide judicial ou administrativa. Transcende nossa própria atuação como advogados, para exigir de nós comportamento social diferenciado que visa exatamente aos fins estipulados pelo legislador”.

Falou também que o advogado tem um compromisso ético diferenciado. “Nós estamos trabalhando para a valorização do advogado e do aumento da respeitabilidade perante a sociedade, e isso se faz através da cobrança do cumprimento irrestrito dos nossos preceitos éticos. Só assim, fazendo valer esses ditames e tendo a coragem de punir aqueles poucos que infringem esse regramento e que mancham com sua conduta todo o esforço de uma categoria é que tornaremos nossa instituição e nosso profissional respeitados pela sociedade”.

Ao final da aula, Caputo recebeu uma medalha e um certificado de agradecimento.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF