O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, representando o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, participou, na quinta-feira (2/9), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da solenidade de lacração dos sistemas eleitorais que serão utilizados na Eleições de 2010. Para garantir a integridade e autenticidade do processo, além do presidente do Tribunal, Ricardo Lewandowski, assinaram digitalmente os programas o procurador geral da República, Roberto Gurgel, o presidente Caputo e representantes de partidos políticos.

Segundo o ministro, o procedimento se repete em todos os anos de eleição. O objetivo é testar, publicamente, a segurança do sistema eletrônico, elaborado exclusivamente pelo TSE. Lewandowski acrescentou que os programas puderam ser auditados e checados pelos partidos políticos e demais interessados. “Hoje encerramos, talvez, o ato mais importante do processo eleitoral, que é a finalização dos programas. Temos certeza de que, do ponto de vista operacional, a Justiça Eleitoral está muito bem preparada”.

Para Caputo, o evento revela a preocupação da Justiça Eleitoral em garantir eleições livres e democráticas. “É motivo de muito orgulho para nós, brasileiros, podermos ostentar para o mundo um dos sistemas mais modernos e seguros de votação, e o fato da Justiça Eleitoral não medir esforços para possibilitar que o cidadão exerça o seu direito de voto de forma livre e consciente”, concluiu.