Caputo visita a sala dos advogados na nova sede do TSE

Brasília, 04/08/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, conheceu nesta terça-feira (02/08) a Sala dos Advogados e as instalações da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral. “Essa visita foi extraordinária porque revelou todo carinho que a atual direção do TSE, da presidência do ministro Ricardo Lewandowski, nutre pela advocacia brasileira. O que nós vimos aqui hoje foi a preocupação de um magistrado com a participação dos advogados nos trabalhos da Corte”, ressaltou Caputo.

De acordo com Lewandowski, “a contribuição do advogado é absolutamente essencial, por isso que escolhemos uma das melhores salas do prédio, com todas as condições tecnológicas para a comunicação com a Ordem e os clientes. Os advogados terão plenas condições para exercer com dignidade e eficiência seu importante mister”. Caputo elogiou as instalações e destacou: “A sala permitirá um belo aparelhamento para os advogados poderem fazer suas petições, imprimir suas peças e ter amplo acesso ao plenário”.

Participaram da visita o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, e o secretário-geral Marcus Vinícius Furtado Coelho. “Não se pode falar em democracia sem falar em advocacia”, afirmou Ophir. Para ele, a sala contará com instalações modernas que facilitarão o papel de defesa que o advogado presta no TSE. “Esse prédio é uma referência arquitetônica para Brasília e internamente está muito bem preparado para atender todas as demandas da Justiça Eleitoral brasileira, sobretudo com a participação dos advogados”.

Na ocasião, o ministro Lewandowski informou que o TSE destinou cem vagas no estacionamento para os veículos dos advogados que militam na Corte. “Isso facilitará muito a vida do advogado, que normalmente tem prazos e vida corrida. Demonstra o respeito que a Justiça Eleitoral tem pela advocacia nacional”, frisou Caputo. Segundo Ophir, “teremos toda a comodidade de trazer o nosso carro para o Tribunal, sermos bem-recebidos e mostrar que não há qualquer diferença entre juízes, advogados e membros do Ministério Público. Somos irmãos e fazemos uma Justiça forte neste país”.

Reportagem – Thayanne Braga
Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF