Coaching de carreira para advogados é tema de palestra na Seccional

Brasília, 24/03/2015 – Com um mercado de atuação cada vez mais amplo, o coaching – modalidade surgida inicialmente no mundo corporativo – também é utilizado na advocacia. Voltado para a preparação do advogado no que toca questões como eficiência, liderança e condução de negócios, o coaching de carreira prepara o advogado tanto no cumprimento de metas pessoais quanto na sua colocação profissional.

Nesse contexto é que a OAB/DF promoveu, nesta terça-feira (24), a palestra “Coaching de Carreira para Advogados”, apresentada pela advogada, consultora de Administração Legal, diretora executiva da Consultoria e Treinamento Consultora de Escritórios de Advocacia, Erika Siqueira. O coaching surgiu inicialmente, há alguns anos, como serviço voltado para profissionais que ocupam cargos executivos. Consiste em um programa desenvolvido por um especialista que atua junto ao profissional, o ajudando não só a traçar metas como também a executá-las, lançando mão de um roteiro de ações. O processo é dirigido por um profissional específico, que atua como um instrutor e motivador (coach, no termo original em inglês).

O coaching de carreira é, desta forma, uma vertente que visa auxiliar o profissional na orientação de sua atuação, identificando projetos e objetivos a serem traçados, neste caso, pelo advogado.

Erika Siqueira iniciou a palestra falando que o coaching surgiu há cinco anos, como metodologia de capacitação profissional. “O coaching é um processo simples que visa elevar a performance de uma pessoa, grupo ou empresa, que utiliza metodologias, técnicas e ferramentas para aumentar os processos produtivos”, disse.

Entre as características e habilidades trabalhadas durante o processo de coaching, segundo Erika, estão a liderança, as competências, os valores, a gestão de equipes e a assertividade.

O secretário-geral adjunto da OAB/DF, Juliano Costa Couto, fez o discurso de abertura da palestra, destacando o fato de que cabe à Ordem oferecer aos advogados eventos que tratem de temas de ponta do mercado de advocacia, assuntos que passam ao largo dos cursos superiores de Direito.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF