Comissão de Assuntos Legislativos recebe vice-embaixador dos EUA

Brasília, 17/5/2013 – A Comissão de Assuntos Legislativos da OAB/DF recebeu em sua reunião, da última quarta-feira (15/5), o vice-embaixador dos Estados Unidos, ministro conselheiro Todd C. Chapman, e a deputada distrital Celina Leão, para debaterem sobre as diferenças entre os congressos brasileiro e o americano. Participaram também do encontro, o vice-consul Alexandre Mayer e o primeiro secretário da embaixada, Steve Simpson. O diretor tesoureiro da Seccional, Antonio Alves, representando o presidente Ibaneis Rocha, agradeceu a presença de todos e desejou que os trabalhos fossem proveitosos.

O presidente da comissão, Jackson Di Domenico, ressaltou o objetivo do encontro. “Queremos que os advogados do DF participem ativamente das discussões legislativas de nossa cidade junto com a OAB/DF. É uma enorme satisfação receber o Mr. Chapman em nossa Casa”.

Introduzindo seu discurso, Chapman afirmou que os dois países são muito parecidos em diversos pontos. “A relação entre os Estados Unidos e o Brasil tem crescido muito. Temos uma semelhança muito grande, a mesma paixão pela liberdade, pelos princípios dos direitos humanos, que tem nos levado onde estamos como sociedade”.

Para apontar as diferenças entre o funcionamento do congresso americano e do brasileiro, o vice-embaixador explicou como acontece o processo eleitoral nos Estados Unidos, e destacou o sistema de antiguidade que acontece em seu país. “Quanto mais tempo você está no Congresso, mais autoridade você tem. Se você chega recém-eleito, você não vai fazer parte dos comitês importantes. Primeiramente você terá que trabalhar, fazer nome dentro do seu partido e, às vezes, demora de 8 a 10 anos antes de ter colocação dentro do comitê, e nos Estados Unidos isso é muito importante”.

Celina Leão parabenizou a comissão pela realização do evento e disse que visualiza mais semelhanças do que diferenças entre as nações. “A criação dessa comissão coloca a OAB no centro das discussões de Brasília, com isso a OAB redefine o seu lugar na sociedade e não se ausenta das discussões. E a OAB/DF consegue, neste momento, promover o debate dos temas que são importantes para o Distrito Federal, de não fugir do papel de fiscalização que faz parte de sua história”.

Ao final do evento, Todd C. Chapman e Celina Leão receberam um certificado de agradecimento pela relevante participação nos debates.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF