Conselho Pleno da OAB/DF aprova indicações para a outorga da medalha Myrthes Gomes de Campos

Em reunião híbrida, realizada virtual e presencialmente, na noite de quinta-feira (4), o Conselho Pleno da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) aprovou, por unanimidade, as indicações para o recebimento da medalha Myrthes Gomes de Campos, comendas que serão outorgadas durante a II Conferência Distrital da Mulher Advogada: “A Força da Mulher Advogada na Construção dos Novos Tempos”.

Conheça as advogadas agraciadas:

Ana Paula Andrade Ramos
Anamaria Prates Barroso
Any Ávila Assunção
Carlane Torres Gomes de Sá
Deise Benedito
Hebe Teixeira Romano Pereira da Silva
Ludmila Lavocat Galvão Vieira de Carvalho
Maria Thereza Uille Gomes
Marlene Freitas Rodrigues Alves
Sandra Lobo
Silvia Cerqueira
Vera Amorelli

Veja em mais detalhes os perfis das agraciadas

Nos próximos dias 16 e 17 de março, a OAB/DF, por meio da sua Comissão da Mulher Advogada, realizará a II Conferência Distrital da Mulher Advogada, momento que as homenageadas receberão as outorgas.

“A solenidade de entrega da medalha Myrthes Gomes de Campos vem premiando perfis com diferentes representatividades. Isso porque estamos mais atentos à diversidade, uma pauta na OAB e na sociedade. Este ano teremos mais mulheres negras, mensagem clara de combate ao racismo, e mais profissionais com uma trajetória de vida e de carreira relevantes, mulheres mais maduras, uma valorização para combater preconceito relacionado à idade das pessoas, o etarismo”, explica a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, Nildete Santana de Oliveira.

“Estamos premiando o talento e a competência das nossas advogadas, rompendo preconceitos e mostrando que esta casa é mesmo o templo da democracia”, reforça o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr.

Sobre a comenda

A mais alta comenda da OAB/DF carrega o nome da primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil. Natural de Macaé, no estado do Rio de Janeiro, Myrthes Gomes de Campos concluiu o bacharelado em Direito em 1898, mas, por ser mulher, apenas em 1906 conseguiu ingressar no quadro de sócios efetivos do Instituto dos Advogados do Brasil, condição necessária para o exercício profissional da advocacia.

Instituída em 25 de fevereiro de 2016, a medalha Myrthes Campos é concedida pela OAB/DF a advogadas e autoridades com atuação efetiva no cenário jurídico do DF, com destaque para a defesa dos direitos, dos interesses e da valorização das mulheres e de suas prerrogativas.

Sobre a II Conferência Distrital da Mulher Advogada

A abertura será em 16 de março, às 19h, com outorga da Medalha Myrthes Gomes de Campos às homenageadas de 2021, a partir das 20h.

O encerramento será em 17 de março, às 19h, com a outorga da Medalha Myrthes Gomes de Campos às homenageadas de 2020, antes às 18h.

O evento será realizado respeitado todos os cuidados de prevenção à Covid-19, de modo presencial, apenas para a entrega das outorgas, e virtualmente.

Texto: Montserrat Bevilaqua

Comunicação OAB/DF


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: