Curso sobre sustentação oral é sucesso na Seccional

Brasília, 2/9/2013 – Um dos requisitos para ser um bom advogado é saber se comunicar e ser persuasivo em suas ponderações. Com base neste importante item da carreira jurídica, a OAB/DF, por meio da Escola Superior de Advocacia, criou o curso “Sustentação oral – teoria e prática”. Ministrado pelo conselheiro seccional Rodrigo Becker e pelo advogado da União Danilo Sant'Anna, o curso é dividido em quatro aulas, nas quais os alunos podem vivenciar a realidade de se posicionar numa tribuna. A segunda edição do curso está com vagas abertas para os dias 9, 10, 11 e 12 de setembro.

Danilo Sant'Anna diz que o curso nasceu de uma iniciativa da Procuradoria Geral da União e já foi reproduzido em outras cidades do país, como Porto Alegre e Curitiba. Com isso, a diretoria da ESA/DF convidou os professores a ministrar as aulas na Seccional.

“O curso foi montado numa divisão entre a parte teórica e a prática. Como a sustentação oral é o uso essencial da palavra, nós partimos da concepção da necessidade de dar ao aluno um pouco da noção de oratória. Também damos dicas e técnicas práticas que são necessárias para a sustentação oral, como a forma de falar, de se posicionar na Tribuna, de defender o interesse do cliente”, apontou Sant'Anna .

Rodrigo Becker afirmou que o curso de sustentação oral já existia na OAB, mas não com o atual enfoque. “O curso era sempre expositivo, mas percebemos que era necessária a parte prática. Vimos que não adiantaria só colocar o aluno para falar ou simular uma situação. A gente precisava fazer com o que o aluno se visse, percebesse os erros e, partir daí, pudesse se corrigir para suas sustentações”, explicou.

Aliado a isso, os professores desenvolveram a técnica de filmagem dos alunos. A sistemática proporciona que os alunos façam a gravação e depois tenham entrevistas individuais para avaliação de erros e acertos. A apresentação final dos alunos é feita na tribuna, vestidos com a beca.

“Os alunos da OAB são muito preocupados com a questão da prática na sustentação oral. Percebemos essa necessidade diária na vida profissional. Eles querem realmente fazer uma bela sustentação, porque sabem que a sustentação oral é um diferencial na advocacia, pública ou privada”, argumentou o conselheiro Rodrigo Becker.

O advogado Bruno Nascimento Coelho foi o aluno da primeira edição do curso. Para ele, a iniciativa do curso foi excelente. “A escolha dos professores foi muito boa. São pessoas com muita experiência, muito conhecimento e muita expertise. O curso é bem focado no ofício do advogado, que é o bem exercer, não apenas o conhecimento da Lei, mas também o da palavra. Eu tinha vícios, problemas de expor ideias em público. O conteúdo, as orientações e os conselhos foram fundamentais para o meu crescimento, não apenas profissional, mas também pessoal”, disse.

Reportagem – Tatielly Diniz
Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF