Defensores públicos serão empossados nesta sexta

Dez defensores públicos do Distrito Federal serão empossados nesta sexta-feira (13), às 14h, em solenidade no auditório da OAB/DF (516 Norte). Os profissionais foram nomeados pelo governador José Roberto Arruda em outubro e novembro. As últimas seis nomeações ocorreram na quarta-feira.

Com a posse, o número de defensores no DF passará de 176 para 186. A OAB/DF considera as nomeações uma vitória, tendo em vista que desde setembro do ano passado a entidade cobra pelo aumento do quadro. A presidente da Seccional, Estefânia Viveiros, assumiu como prioritária a luta pela valorização da Defensoria Pública e pelo direito de todo cidadão à plena defesa. A OAB/DF tem apoiado a reivindicação da comissão de aprovados no último concurso para a Defensoria, realizado em 2006. O grupo cobra as nomeações dos candidatos qualificados. Em 1994, a Lei Distrital nº 821 criou 200 cargos para o órgão. A Ordem defende que, no mínimo, todas essas vagas sejam preenchidas.

A Defensoria Pública do DF é vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. Ela tem como objetivo prestar assistência jurídica aos cidadãos sem condições financeiras de contratar um advogado.

Relação dos defensores que serão empossados: Bruno Rafael de Aguiar Andreia Susi Leardini Martins Thaise Braga Castro Clebson Gean da Silva Santos Marcos Henrique Silva Clarissa Maques Brandão Clayton Ribeiro de Souza Patrícia Cristina Oliveira Carneiro Paulo Osório Gomes Rocha Reinaldo Rossano Alves