Desempenho da atividade profissional demanda tempo, dedicação e planejamento, diz Costa Couto

Brasília, 17/3/2016 – O presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal, Juliano Costa Couto, proferiu palestra, nesta quinta-feira (17), no seminário “Carreiras Jurídicas: presente e futuro”, no Centro Universitário de Brasília (UniCeub).  Na ocasião, Juliano também entregou o selo “OAB recomenda” ao reitor Getúlio Lopes. A instituição recebe a distinção pela quinta vez consecutiva. O selo é entregue a cada três anos e leva em conta a aprovação de alunos no Exame de Ordem e o seu desempenho no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Ao agradecer a distinção, o reitor afirmou que o UniCeub é a única instituição de ensino superior privada do centro-oeste e o único centro universitário do país que, ao longo dos 15 anos, em todas edições, foi contemplado. “Compartilho com todos vocês esse momento de muita emoção por termos conseguido aliar tradição com qualidade”, comemorou.

palestra Dr Juliano CEUB 17-03-2016 159Ao proferir palestra sobre a formação profissional do advogado, o presidente Costa Couto afirmou que o número de advogados cresce a cada dia. Por ano, cerca de 3 mil novos profissionais adquirem a carteira somente no DF. Frente ao elevado número, Juliano destacou que o advogado que deseja sucesso deve se destacar. “A sua vida profissional já começou. Sua imagem está sendo construída com seus professores, seus colegas. Se a sua imagem, vendida dentro e fora de sala de aula, é de descompromisso, tenho certeza de que isso implicará no seu futuro profissional”.

“A advocacia tem uma grande vantagem em relação às outras profissões. O advogado, a depender da sorte e do planejamento, pode unir suas crenças pessoais à advocacia”, disse Costa Couto ao exemplificar que cada um pode escolher sua área de atuação de acordo com suas afinidades.

O presidente da Seccional ainda falou sobre planejamento estratégico do futuro financeiro e anseios. “Mais importante do que quanto se paga é o que o que você terá que fazer durante 30 dias para receber aquele dinheiro. É muito mais importante ser feliz do que ter um contracheque alto”, afirmou. “O desempenho de uma atividade profissional demanda tempo, dedicação, planejamento estratégico. As pessoas para serem realizadas devem tentar alinhar seus anseios profissionais com suas vocações espirituais. Isso torna a vida mais prazerosa e o êxito profissional mais abreviado”.

Também compuseram mesa o coordenador do curso de Direito, Roberto Freitas Filho, o diretor acadêmico Carlos Alberto da Cruz, o secretário-geral Maurício Neves, o pró-reitor Gabriel Costa, pró-reitora Regina Manzur, o conselheiro federal Severino Cajazeiras, os conselheiros Seccionais Thiago Machado e Erich Endrillo.
Comunicação social – jornalismo
Foto – Valter Zica
OAB/DF