11 de Agosto: Advocacia é sinônimo de Justiça e garantia da paz social

Brasília, 8/8/2014 – O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, lembrou o papel da advocacia para o desenvolvimento da democracia e da consolidação das liberdades individuais no país ao comemorar o transcurso do Dia do Advogado (11 de agosto). Leia, abaixo, mensagem da Diretoria da Seccional dirigida às advogadas e advogados do Distrito Federal:

Há 187 anos, no dia 11 de agosto, foram criados os primeiros cursos jurídicos no Brasil (em São Paulo e Olinda, simultaneamente), embriões de uma profissão que logo ocuparia lugar de honra na história do País, assumindo lutas memoráveis em defesa das liberdades, das instituições democráticas e contra todas as formas de opressão.

Hoje, a advocacia é sinônimo de Justiça e garantia da paz social, promovendo o equilíbrio e assegurando a preservação dos direitos. Há de ser lembrada a lição de Rui Barbosa, nosso patrono, segundo a qual o advogado, em sua atuação profissional, não se subordina a nenhum poder, a não ser à sua própria consciência e à lei.

Neste dia, a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal reitera o seu compromisso de lutar em defesa das prerrogativas e direitos profissionais desse exercício, por serem essenciais à cidadania, além de manter as bandeiras cívicas que marcaram a nossa história sempre desfraldadas, com coragem e independência.

Aos profissionais do Direito foi destinado um papel fundamental na estratégia de mobilização social de um país, pois sem Direito, não há Justiça; sem Justiça não há Democracia; e sem Democracia, não há Liberdade.

E uma Nação sem liberdade está condenada à barbárie, afastada dos horizontes da Cidadania. Será uma Nação sem esperança, será uma Nação de olhos fechados ao futuro.

A Diretoria da OAB/DF

Ibaneis Rocha – Presidente
Severino Cajazeira – Vice-presidente
Daniela Teixeira – Secretária-geral
Juliano Costa Couto – Secretário-geral Adjunto
Antonio Alves Filho – Diretor-tesoureiro