“Advocacia é o grande lastro de uma sociedade do Estado democrático de Direito”, Paulo Roque

“Vivemos tempos difíceis, todos são convocados a exercer plenamente a sua cidadania. Toda vez que [a democracia] estiver sob ataque, é dever de um advogado levantar e defender as instituições. Se não tivermos liberdade, não podemos exercer seu berço”, afirmou o advogado e ex-conselheiro Seccional, Paulo Roque, durante solenidade de entrega de carteiras ocorrida na sede da OAB/DF (516 norte), na segunda-feira (7). Paulo Roque também citou a importância da advocacia. Para ele, “sendo bem feita, é o grande lastro de uma sociedade do Estado democrático de Direito.”

De acordo com o presidente da Seccional do Distrito Federal, Juliano Costa Couto, a única forma de exercer a advocacia é com a paixão. “Se não houver elã, se não houver resiliência para quando enfrentarem as derrotas e as arbitrariedades que a profissão nos impõe, não tem como.”

A oradora da turma Nathália Gonçalves citou em seu discurso que o futuro é o reflexo do presente e que a advocacia é uma chamada a exercer a esperança de um país melhor. “Como operadores do Direito temos entendimento na defesa e na interpretação do ordenamento jurídico, contudo isso requer zelo e respaldo na ética, honra, liberdade, decoro e respeito.”

Compuseram a mesa da solenidade o presidente Juliano Costa Couto; o secretário geral da OAB/DF, Jacques Veloso; o diretor tesoureiro da OAB/DF, Antonio Alves; o ouvidor da OAB/DF, Paulo Alexandre; o paraninfo Paulo Roque; os conselheiros Seccionais Flavia Dias, Thais Riedel, Cristiano Freitas, Divaldo Theophilo; a presidente em exercício da Subseção de Taguatinga, Andressa Pelissari; o secretário geral da Subseção de Ceilândia, Newton Rubens; a secretária-geral adjunta da Subseção de Núcleo Bandeirante, Nilvânia do Prado; a vice-presidente do Conselho Jovem da OAB/DF, Marcela Furst; o secretário-geral do Conselho Jovem da OAB/DF, Emmanuel Sales; o conselheiro da Subseção de Taguatinga, Paulo Józimo e o presidente da Associação de Advogados Trabalhistas do DF, Carlúcio Coelho.