Após cobrança da OAB/DF, GDF lança portal de transparência do Covid-19

Nesta sexta-feira (3/4), o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou o Portal Covid-19, onde estão disponíveis para a imprensa e a população os gastos emergenciais e os casos confirmados de coronavírus no DF. A medida foi anunciada duas semanas depois de a OAB/DF cobrar do GDF um portal de transparência para que a sociedade possa acompanhar as contratações relativas às ações de combate ao novo coronavírus.

No pedido, feito em 20 de março, a Seccional enfatizou a importância de que o site seja de fácil acesso para que os cidadãos possam acompanhar o andamento das compras públicas e exercer o devido e salutar controle social. “É muito positivo que o GDF ouça as sugestões e propostas vindas da sociedade civil organizada. O que se deseja é trazer o cidadão para a fiscalização e o auxílio no levantamento de preços de insumos necessários, indicando ao governo quando necessário for, pontos de melhoria. A transparência é essencial além de ser um direito da população”, afirmou o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior.

A OAB/DF também tem um Portal de Transparência, no qual publica todos os contratos de fornecedores, demonstrações contábeis, orçamentos anuais e despesas administrativas. Com isso, a advocacia do DF e toda a sociedade podem acompanhar e conhecer de perto como é feita a gestão da Seccional e o que é feito com os recursos das anuidades.