Atividade securitária é tema de debate na OAB/DF

A atividade securitária ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Seguros de imóveis, de carros, de saúde, de vida. São inúmeras as possibilidades que o segmento econômico de seguros engloba. Ciente desta demanda, a Seccional realizou na noite da última quarta-feira (21) evento que buscou informar e preparar os profissionais para atender as demandas do mercado.

Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, ao fazer a abertura do evento, ressaltou que em tempos de crise econômica é necessário inovar e investir em novas áreas do Direito. “É função da Casa abrir novos horizontes, mostrar novas temáticas e dar o apoio aos advogados do Distrito Federal. Fico muito feliz de estar aqui tendo a oportunidade de abrir este seminário, sendo ele muito importante para a nossa advocacia”.

Flávia Amaral, presidente da Comissão de Direito Securitário, falou sobre a comissão e os objetivos de desenvolver esse evento na Ordem. Flávia ressaltou também a importância da União das três Comissões envolvidas, a Comissão de Direito Securitário, a Especial de Resgate Histórico da OAB/DF e a de Advogados Integrantes dos Núcleos de Prática Jurídica. “Nossa missão é mostrar outras oportunidades de trabalho aos advogados do Distrito Federal.Trazer o diretor de operações centralizadas da Caixa Seguradora, José Lopes Coelho, e os três ilustres palestrantes da noite é motivo de grande alegria para a OAB/DF, pois são profissionais pioneiros nessa área”

Antônio Amaral, advogado e ex-ouvidor da OAB/DF, se disse agraciado por estar presente em um evento que exalta e esclarece o Direito do Seguro. Amaral em sua fala homenageou o presidente Costa Couto. “Mantenha-se sempre firme na senda da conciliação, do respeito à função, na atenção aos que a você se socorrem. O bastão não é uma benesse, como todos pensam, mas um encargo, uma vez que o condutor que o empunha velar pela dignidade e independência da advocacia”.

No evento, o advogado especialista em Direito do Seguro e vice-presidente da Comissão de Direito Securitário, Marcelo Sacher, debateu o funcionamento da atividade do advogado interno nas seguradoras.

O diretor de riscos diversos da Caixa Seguradora, Marcus Centin Dornelles, trouxe para o seminário a questão da advocacia na área de Seguro AUTO e seu Funcionamento Perante Seguradoras. Por fim, Allan Bittar, advogado e especialista em fraudes e compliance na atividade securitária, abordou a atuação do advogado no combate às fraudes.

Ao final do evento, foi aberto um espaço para que as dúvidas da plateia fossem tiradas e ocorreram sorteios de livros para o público presente. Além disso, ocorreu o show especial da banda BR080, que agraciou a plateia com o melhor do Rock Nacional.

Compuseram a mesa do evento o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto; o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso de Melo; o presidente da CAA/DF, Ricardo Peres; as conselheiras Seccionais, Flávia Amaral, Marília Mesquita, Elaine Starling; o presidente da Subseção de Taguatinga, Lairson Bueno; o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Tiago Santana; o ex-presidente da Subseção de Taguatinga, Nadim Tannous El Madi; o ex diretor-tesoureiro da OAB/DF, Raul Saboia; o diretor de doações centralizadas da Caixa Seguradora, José Lopes Coelho, e o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros, empresas corretoras de seguros, capitalização e previdência privada no Distrito Federal, Dorival Alves de Sousa.