Câmara dos Deputados homenageia Dia dos Advogados nesta segunda (19)

camaraEm alusão ao Dia do Advogado, a Câmara dos Deputados promoverá, nesta segunda-feira (19), sessão solene de homenagem à advocacia. Como não houve solenidade ou pronunciamento sobre a efeméride no mês passado (o dia é comemorado em 11 de agosto), o evento, que está marcado para às 10h, ocorre nesta segunda no Congresso Nacional, no Plenário Ulysses Guimarães. A Seccional do Distrito Federal e o Conselho Federal da OAB estarão presentes. A sessão será aberta para toda advocacia.

O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, aproveitou para convocar todos os advogados e advogadas do Distrito Federal para receber a homenagem. “É um importante momento para reforçarmos a importância da advocacia em prol da sociedade junto ao Poder Legislativo”. A Iniciativa é um pedido do deputado federal Rogério Rosso (PSD/DF), que também é advogado.

O Dia do Advogado é celebrado anualmente no dia 11 de agosto. Em 11 de agosto de 1827 as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil foram criadas, simultaneamente, no Largo de São Francisco, em São Paulo, e em Olinda, Pernambuco (esta última transferida para a cidade de Recife em 1854). Verdadeiros embriões de uma profissão que logo ocuparia lugar de honra na história do país, assumindo lutas memoráveis em defesa das liberdades, das instituições democráticas e contra todas as formas de opressão.