Comissão de Ciências Criminais realiza evento sobre realidade das penitenciárias femininas

Brasília, 18/6/2015 – A Comissão de Ciências Criminais e Segurança Pública da OAB/DF realizará evento sobre a realidade das mulheres nas Penitenciárias brasileiras, no dia 1º de julho. Além de palestras, haverá o pré-lançamento do livro “Presos que Menstruam”. O evento ocorrerá a partir das 19h, no auditório do edifício sede da OAB/DF (SEPN 516 – Asa Norte).

O presidente da comissão, Alexandre Queiroz destacou que há certas peculiaridades envolvendo o encarceramento de mulheres . “A maioria das prisões está ligada aos companheiros, algumas mulheres cometem crimes a pedido do marido e depois são abandonadas”. Os casos mais comuns são de tráfico de drogas, explica Queiroz. Outra questão que será discutida é a maternidade no ambiente da prisão. “Existe um drama por trás disso, porque, em Brasília, a mãe só pode ficar com o bebê até os 6 meses”. De acordo o presidente da Comissão de Criminais e Segurança Pública, a OAB/DF está lutando para que esse prazo seja ampliado para no mínimo dois anos de idade.

Segundo a coordenadora de execução penal da comissão, Lívia Magalhães, o objetivo do evento é abrir um espaço para debater as melhorias que precisam ser implementadas, além da exposição da situação atual do sistema prisional feminino pelos atores envolvidos nesse contexto. “Importante destacar que recentemente a Seccional da OAB do Distrito Federal ajuizou Ação Civil Pública, cujo pedido liminar foi deferido para que a Penitenciária Feminina do Distrito Federal adeque suas instalações para as internas grávidas, mães, parturientes e crianças, que devem ter áreas reservadas para berçário e creche, fato que demonstra a atuação incessante da OAB/DF em prol das presidiárias da capital federal”, disse.

A autora da obra “Presos que Menstruam”, a jornalista Nana Queiroz, relatou que o ponto de partida da investigação se deu pelo silêncio do jornalismo nacional acerca do sistema carcerário feminino. “Os nós da sociedade brasileira não deixarão de existir por simples ocultação, se não apenas com enfrentamento”, disse.

As inscrições podem ser feitas pelo site da OAB/DF, na página de eventos. Os participantes receberão certificação em contrapartida à doação de materiais de higiene pessoal, inclusive absorventes íntimos. Os donativos serão enviados a instituições de caridade. O evento é aberto a estudantes, professores, pesquisadores e interessados em geral.

Faça aqui sua inscrição.

Informações: (61) 3035-7243 ou [email protected]
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF