Comissão de Direitos Humanos realiza seminário sobre animais criados para consumo

Brasília, 27/8/2013 – A Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF, em parceira com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), realizará, nos dias 29 e 30 de agosto, uo encontro “Enfoque Político-Jurídico da Defesa dos Animais”. O evento discutirá entre outros assuntos, a situação dos animais criados para consumo (principalmente para produção de carnes, laticínios e ovos).

O evento contará com personalidades dos campos político e jurídico. Os palestrantes já confirmados incluem Carlos Ayres Britto (ex-presidente do STF), Ulisses Riedel (ex-senador), Marianne Thieme (presidente do Partido Pelos Animais da Holanda), Ulisses Borges de Resende (coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF), Daniel Braga Lourenço (professor da Faculdade de Direito da UFRRJ) e Heron Santana Gordilho (Promotor de Justiça do MP/BA).

O evento deverá promover o fortalecimento e a articulação nacional da atuação dos profissionais dos campos do direito e da administração pública, em defesa dos animais ditos “de produção”, valendo-se principalmente da troca de experiências de sucesso nestes campos. “Há experiências maravilhosas a serem compartilhadas e reproduzidas, como a adoção de programas governamentais que promovem padrões de produção e consumo de alimentos mais sustentáveis e saudáveis”, explica Marly Winckler, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a maior organização vegetariana do país e uma das mais atuantes do mundo.

O coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF, Ulisses Borges de Resende, explica que há também muito espaço para ampliar a atuação do judiciário e dos profissionais da área de direito. “Estes animais deveriam receber a mesma consideração que cães e gatos. Estamos trazendo para este encontro alguns dos maiores promotores e outros profissionais que têm procurado promover esta defesa jurídica dos animais”, justifica.

Informações

Texto – divulgação
Comunicação social – jornalismo OAB/DF