Conselho Federal aprova contas de 2009 da OAB/DF e aponta superávit

Brasília, 17/5/2013 – A Terceira Câmara do Conselho Federal da OAB aprovou, por unanimidade, as contas relativas ao exercício de 2009, último ano da gestão presidida por Estefânia Viveiros, na Seccional do Distrito Federal. O exame minucioso dos balancetes revelou que além de aumentar substancialmente o patrimônio da entidade, a então presidente deixou um saldo de mais de R$ 1,6 milhão, resultado de uma política de saneamento financeiro levada a efeito até o último dia.

A decisão da Terceira Câmara, que teve como relator o conselheiro federal Jean Cleuter Mendonça (AM), foi publicada no Diário Oficial da União, edição de 14 de maio. “Não se deixou escapar o mínimo detalhe”, informa o relator em seu voto, após análise das contas apresentadas pela OAB/DF, cujo nível de detalhamento, conforme expressou, “diz bem do esforço da presidente Estefânia Viveiros para desincumbir-se da nobre missão de dirigir a Seccional”.

Como se pode concluir dos relatórios administrativos daquele período, as medidas criativas adotadas para reduzir a inadimplência tiveram resultados imediatos. Uma delas, a Resolução número 3, criou o programa para a recuperação de débitos — o Proin —, inovando na análise de casos, definindo formas de parcelamento e permitindo aos advogados zerar suas dívidas com a entidade.

Ao lado disto, o legado patrimonial da gestão comandada por Estefânia Viveiros registrou a impressionante marca de 307% de crescimento, algo inédito até então, fruto da aquisição de imóveis, dentre os quais os edifícios das Subseções de Taguatinga e de Sobradinho, empreendimentos que consumiram recursos exclusivos da instituição.

Ainda no capítulo dos investimentos realizados, está a aquisição do Clube do Advogado, por meio de licitação pública, sem contar as instalações e remodelagens das Salas de Advogados em diversos fóruns da Capital. Por fim, nenhuma dívida foi deixada para a gestão que a sucedeu.

Com essa votação todas as contas das gestões da ex-presidente Estefânia Viveiros (2004/2006 e 2007/2009) foram aprovadas pelo Conselho Federal da OAB.

Comunicação Social – Jornalismo
Foto – Valter Zica
OAB/DF