Consumidor ligado: exercer a cidadania se aprende na escola

A Comissão de Direito do Consumidor da OAB/DF criou o projeto Consumidor Ligado, que busca levar informação aos estudantes do Distrito Federal sobre seus direitos e deveres enquanto consumidores. A ideia é incentivar o consumo consciente. Na última semana, representantes da Comissão realizaram palestras para os jovens do ensino fundamental, do 6° ao 9° ano, a respeito dos princípios básicos do Código do Direito do Consumidor.

Vinicius Fonseca, vice-presidente da OAB/DF, conta que a experiência foi muito produtiva. “Muito alunos se mostraram admirados com as visitas dos advogados. As perguntas e a vontade de falar sobre seus casos e de seus familiares foram muito grande, inclusive, na unidade de Taguatinga, onde participei, eram mais de 300 alunos e tivemos que limitar as perguntas. A interação foi sensacional, nos motiva a continuar com esse belíssimo trabalho”, disse.

Com esse projeto, a OAB/DF visa difundir, socializar e democratizar os conhecimentos sobre os direitos e os deveres do consumidor entre os estudantes, para que assim eles consigam exercer a cidadania e as relações de consumo da melhor forma possível. As escolas visitadas neste primeiro momento foram o Centro Educacional Fundamental 03, em Taguatinga Sul, a Escola da Quadra 103, na Asa Sul, e o Centro Educacional Fundamental 312, na Samambaia Sul. A campanha continuará e a OAB/DF a visitará mais escolas.