Daniela Teixeira recebe prêmio Mulher-Cidadã

A vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, recebeu nesta quinta-feira (26) o Diploma Carlota Pereira Queirós da Câmara dos Deputados. O prêmio é destinado a agraciar mulheres que, no país, tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero.

Carlota Queirós foi a primeira deputada da Câmara dos Deputados. Ao receber o prêmio, Daniela Teixeira destacou que 100 anos após o mandato de Carlota a realidade não é diferente, uma vez que as mulheres ocupam apenas 10% dos cargos. “Somos todas Carlota. Fazemos parte de uma fraternidade de mulheres que sonham, acreditam e lutam por um mundo melhor. O mundo onde a mulher a respeitada é um mundo sem violência. Hoje 3 mulheres são mortas por dia. Eu queria viver num país que não fosse preciso entregar prêmios como este a mulheres. Ainda falta muito, Carlota, mas o seu exército está aqui”.

Com Daniela Teixeira, ainda receberam o prêmio Elza Soares, Marina Kroeff, Maria Gabriela Manssur e Raimunda Gomes. Daniela foi agraciada por sua luta pelos direitos das advogadas e contra a violência doméstica.

O deputado Rogerio Rosso foi quem indicou Daniela Teixeira para o prêmio. “O nome da Dani, que tive a honra de indicar, foi porque o tive o privilégio de a ter ao meu lado num Projeto de Lei de minha autoria, que foi aprovado e se tornou lei. Uma lei que traz uma causa tão justa e necessária. Parabéns”, disse ele ao se referir à lei 13.363/2016, que estipula direitos e garantias para a advogada gestante, lactante, adotante ou que der à luz e para o advogado que se tornar pai.

O Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós foi criado por meio da resolução 3/03. Com a constituição da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER), a indicação dos agraciados para o Diploma Carlota Pereira de Queirós passou a ser competência da referida Comissão.

A Câmara já agraciou trinta mulheres, premiando cinco indicadas a cada ano, em 2004, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2016.