Ética na profissão é destaque em entrega de carteiras

entrega de carteiras 18-10-2016 050A Seccional do Distrito Federal realizou, na manhã desta terça-feira (18), solenidade de entrega de carteiras para novos advogados. Durante a cerimônia, o paraninfo da turma, professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná e especialista em Direito Público Marçal Justen Filho, declarou que a advocacia é a habilidade de transformar a abstração, que é o conhecimento, em uma solução prática que permita deslindar conflitos, resolver dificuldades e que ajude a sociedade a viver melhor.

Justen advertiu aos novos advogados que na vida jurídica é necessário agir com verdade. “Nunca colaborem com a prática ilícita. Nós sabemos o que é certo e o que é errado. Nós sabemos que às vezes o certo tem muitas feições, e que nos incumbe como função defender pessoas que eventualmente não praticaram o mais certo. Mas nunca colaborem com a prática do ilícito”, disse o paraninfo. Justen terminou seu discurso deixando claro que o principal propósito dos novos advogados é “impor a transformação a uma sociedade que chegou no seu limite de ética”.

entrega de carteiras 18-10-2016 031Presente na solenidade, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, destacou que é necessário que os novos advogados tenham dedicação aos estudos e seriedade na condução dos trabalhos. Grace também lembrou que o respeito com o próximo e com a ética são essenciais, uma vez que a missão do advogado é implementar, efetivar e viabilizar os direitos consolidados na Constituição Federal. “Essa oportunidade vivenciada hoje na Ordem dos Advogados do Brasil nos leva exatamente a relembrar a base do exercício da nossa profissão, que é justamente o estudo, a dedicação, o trabalho sério, responsável e comprometido com a Constituição e com as leis do nosso país”, afirmou a ministra.

Para a oradora da turma, Carolina Costa Santos, os novos advogados nunca devem esquecer da responsabilidade que têm com a sociedade. “Essa é a atividade que talvez mais reflita a esperança social de dias melhores e mais justos“, apontou. “Portanto, mesmo que todo o resto vá contra o que é certo e bom, mesmo exaustos de tanto trabalho, que possamos lutar pela democracia, por uma sociedade mais justa e igualitária e pelo fim de regalias que tornam o direito algo secundário em face das relações imorais do famoso ‘você sabe com quem está falando?’”, disse a oradora.

entrega de carteiras 18-10-2016 002Ao encerrar a solenidade, Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, destacou que apesar de vários advogados adentrarem no mercado de trabalho anualmente não há que se ter medo. “Falta no mercado advogado com alma de advogado. Aqueles que pegam a causa e querem ganhar, não só pelo cliente, mas por eles, pelo desejo de fazer valer suas idéias”. Costa Couto lembrou que existe também a ideia da crise, mas logo tranquilizou: “É na crise que se revelam os bons. Bons marinheiros e capitães dos mares em águas calmas todos são, mas em um maremoto salvam-se apenas os melhores. Sejamos nós os melhores”.

Compuseram mesa durante a solenidade o presidente da Seccional, o paraninfo, o diretor-tesoureiro da OAB/DF, Antonio Alves; o diretor-tesoureiro da CAA/DF, Marcelo Lucas; a diretora da CAA/DF Daniela Caetano; o conselheiro Federal Severino Cajazeiras; a ministra Grace Mendonça; a conselheira Cristiane Brito; o presidente da Comissão de Assuntos Regulatórios, conselheiro Glauco Santos. Os presentes foram agraciados com a execução do Hino Nacional executado pela Banda de Música do Batalhão da Guarda Presidencial, sob a regência do subtenente Jonas Medina.

Confira o álbum de fotos da entrega