Ex-ministro do STF e ex-presidente da OAB/DF prestigiam novos advogados e advogadas

Quarenta e dois bacharéis em Direito receberam, nesta quinta-feira (18/7), a carteira da OAB/DF em cerimônia que contou com a presença do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence, e do ex-presidente da seccional, Esdras Dantas de Souza.


O ex-presidente Esdras Dantas conduziu
o juramento dos novatos e dos veteranos

Titular da OAB/DF durante os anos de 1991 a 1995, Esdras Dantas conduziu o momento mais importante da solenidade: o de oficialização do compromisso com a advocacia. “Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”, prometeram os 42 bacharéis, na presença de um auditório lotado de familiares, amigos e integrantes do meio jurídico.


Sepúlveda Pertence emocionou os
novos advogados e advogadas

Em um momento inédito, os 20 integrantes da mesa aproveitaram para reafirmar o compromisso com o exercício da profissão, repetindo também o juramento feito pelos bacharéis. “É uma honra estar aqui compartilhando este momento. Agradeço e parabenizo a todos pela luta diária em prol da democracia”, disse o ex-ministro do STF, Sepúlveda Pertence, que emocionou os novatos ao parabeniza-los pelas conquistas.


Para Clarrissa Vencato, a defesa da sociedade
deve orientar a atuação do advogado

A paraninfa da turma, Clarissa Vencato da Silva, da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB, destacou a defesa da sociedade como a premissa que deve orientar a conduta dos advogados e advogadas. “A advocacia representa a defesa da sociedade acima de tudo”, disse. “A OAB defendeu durante os anos da ditadura militar a redemocratização e continua defendendo até hoje, trabalhando para colocar em prática uma advocacia e uma Ordem livres”, lembrou. “Jovens advogados e advogadas, façam valer suas prerrogativas com fervor e justiça! Para as mulheres: ocupem seu espaço e venham para dentro da OAB. Mostrem sua força!”, aconselhou.


O orador da turma Marcos Adriano destacou
a importância de defesa das prerrogativas

O orador da turma, Marcos Adriano da Silva, destacou em seu discurso a importância da defesa das prerrogativas. “Temos visto a luta da Ordem na defesa das prerrogativas do advogado. Essa luta não tem sido fácil. Ao contrário, tem sido árdua! Nesta tarde, a Ordem abre as portas a cada um de nós, jovens advogados, porém jovens idealistas, para nos juntarmos aos veteranos e unidos prosperar a continuidade dos combates em prol do fortalecimento da advocacia brasileira”.

Direito de advogar
Um dos bacharéis que recebeu a carteira, e de forma especial, foi Rafael Brandão. O documento foi entregue a ele pelo pai, o advogado Alfredo Brandão. “Foi uma surpresa quando ele contou que queria fazer Direito”, lembrou. “É uma grande honra quando um filho escolhe seguir o mesmo caminho que nós escolhemos. Tenho fé de que ele será um advogado não só de grande sucesso como um grande lutador pela liberdade”, comentou.

Ao encerrar a cerimônia, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, relembrou sua trajetória dentro da instituição e falou sobre a importância do respeito mútuo entre os profissionais de advocacia. “Todos que passam por esta Casa deixam a sua parcela de contribuição. Sem as nossas diretorias, nossos conselhos, nossas comissões, sem vocês, sem toda a advocacia do Distrito Federal unida, a roda não gira. É por isso que temos 89 comissões, dos mais diversos temas”, disse.

Ele destacou aos novos advogados e advogados que o profissão não é fácil, mas é “grandiosa e gratificante”. “Considerem a Ordem sua segunda Casa pois, a partir de agora, ela é. Tenham orgulho de dizer que são advogados e advogadas onde quer que estejam e não tenham medo de admitir suas limitações”, concluiu ele, que conduziu a cerimônia junto a outros dois representantes da diretoria: o secretário-geral, Márcio Oliveira, e o diretor-tesoureiro, Paulo Siqueira.

Participaram também da mesa o secretário-geral da Caixa de Assistência aos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Karlos Eduardo de Souza Mares, além de representantes de comissões temáticas, das subseções e conselheiros federais.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Carol Castro (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)

Fotos: Valter Zica