FAJ homenageia advogados voluntariados

Na sexta-feira (1º), a Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) da OAB/DF prestou homenagem aos advogados voluntariados que trabalham com afinco nas causas da população carente do Distrito Federal. Os atendimentos são realizados nos Núcleos jurídicos, nas áreas de Direito Civil, Família, Previdenciário e Criminal. A FAJ proporciona atendimento jurídico gratuito à população de baixa renda e atua como fonte de experiência para a formação de novos profissionais do Direito.

A presidente da FAJ, Fernanda Gonzalez, conta que o trabalho voluntário exercido pelos advogados é um destaque a mais, tanto na carreira profissional quanto na vida pessoal. “Nós temos uma função institucional em ser o braço social da OAB/DF. Nós acreditamos que o intuito da participação é no sentido de adquirir experiência jurídica nos núcleos da prática. Mas, nós também temos certeza de que as pessoas que se dedicam ao voluntariado têm uma característica específica, que é a do altruísmo”.

A vice-presidente da Fundação, Indira Quaresma, também já foi voluntária e diz que a experiência foi de suma importância. “Queridos voluntários, saibam que todos nós da diretoria da FAJ e da OAB/DF reconhecemos a importância do trabalho de vocês, do quanto ele faz diferença na vida de milhares de pessoas que são atendidas, todos os dias, em nossos núcleos, do quanto ele faz diferença nessa sociedade cada dia mais egocêntrica e egoísta. Nós não temos como retribuir o esforço, a disponibilidade, o amor que vocês colocam nessa tarefa de ajudar aos outros. Essa singela homenagem é nossa gratidão”.

O diretor-tesoureiro da CAA/DF, Marcelo Lucas, pôde dividir sua experiência de voluntariado. “Acho que os maiores ensinamentos adquiridos para vocês é a satisfação do assistido, o bem-estar jurídico e o conhecimento.Tive um aprendizado como não tive em lugar nenhum, garanto que isso ficará marcado na vida de vocês. Parabéns à diretoria, colaboradores e coordenadores por todo o trabalho ofertado”.

A psicóloga e gestora de recursos humanos, Andressa Macedo, é voluntária e já exerceu diversas atividades em prol da sociedade. Ela fez uma pequena apresentação sobre esse tipo de trabalho, que traz uma riqueza inigualável a quem aceita dividir seu tempo e sabedoria com os outros e parabenizou a iniciativa da Fundação. “Acho que realmente esse é um momento de muita gratidão, por todo esse trabalho voluntário que vem sendo feito. Acredito que uma das grandes alternativas que o trabalho voluntário traz é a possibilidade de aprimorarmos a nossa empatia, nossa sensibilidade. Que a FAJ possa continuar proporcionando todos esse benefícios e recebendo tantas pessoas”.

O voluntário Alexandre Galdino prestou singela homenagem a Osmar Lobão, coordenador da FAJ de Sobradinho, que faleceu no ano passado. “Ele foi uma pessoa que trabalhou conosco de uma forma muito humilde e carinhosa. Tive o prazer de conviver quatro anos com ele e aprendi muito com ele, principalmente a ser uma pessoa mais simples, com conhecimento”.

Participou da solenidade a diretora de assistência jurídica da FAJ, Renata Vianna.