Feira Nacional das Caixas de Assistência reúne advocacia nacional

A Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/DF) trouxe para a advocacia militante em Brasília a oportunidade de troca de experiências profissionais e de aprimoramento de conhecimentos. A abertura da II Feira Nacional da Caixas ocorreu no Conselho Federal da OAB (CFOAB) na noite desta quinta-feira (26) e reuniu diretorias de Seccionais, de Caixas de Assistência, de Subseções, conselheiros federais e seccionais, além de advogados de diversas regiões do país. O tema deste ano é inclusão como instrumento social de transformação. Todas as Caixas do país montaram estandes no evento. A Seccional do DF, apoiadora do evento, teve como tema a tradicional Festa Junina que ocorrerá no dia 10 de junho. Saiba mais. 

A abertura da Feira foi realizada pelo vice-presidente do CFOAB, Luís Cláudio Chaves, que parabenizou a CAA/DF por trazer o evento para Brasília e oportunizar para os advogados do DF palestras, debates e trocas de experiências profissionais. “Para existir, a advocacia deve basear-se em alguns preceitos: a ética profissional, a defesa das prerrogativas, o conhecimento jurídico, a disposição na luta pela cidadania e a defesa da classe pela seguridade social e de saúde. Notem que este último pilar tem ligação direta e indissociável com as Caixas de Assistência dos Advogados. Aliás, as Caixas constituem-se em centros de doação e caridade com todos os profissionais da advocacia, sobretudo aqueles em situação de privações financeiras”, disse Luis Cláudio.

Ricardo Peres, presidente da CAA/DF e da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), agradeceu ao Conselho Federal, as Seccionais, as Subseções, aos conselheiros, aos advogados e a todo o sistema OAB por trabalharem para que este evento se tornasse realidade. “A união das Caixas de Assistência é a nossa força. É por isso que conseguimos convênios, melhores descontos e maiores benefícios. São frutos da nossa união. Este evento é resultado dessa comunhão”, afirmou.

Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, parabenizou a Concad por tornar real mais um projeto em prol da advocacia. “A oportunidade de união proporcionada esta noite reflete a seriedade no trato com os advogados. Para mim, é uma honra falar a todos vocês no dia do aniversário de 57 anos da Seccional do Distrito Federal”, lembrou.

O presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, falou sobre a importância do exercício da advocacia para a sociedade e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área jurídica. Luiz Vianna, presidente da OAB/BA e do Fundo Institucional de Desenvolvimento da Advocacia (Fida), também se pronunciou. “Reforço aqui o entendimento federativo do Sistema OAB, dando o exemplo mais notável que é a repartição absolutamente equitativa da arrecadação, independentemente do quanto cada um arrecada. Em 2016, foram 5,9 milhões de reais distribuídos para as Seccionais promoverem eventos e benfeitorias”, contabilizou.

Ao encerrar a noite de abertura, o escritor e conferencista internacional Roberto Shinyashiki demonstrou como o profissional pode trilhar uma carreira de sucesso. “Para alcançar sucesso em tempos de mudança é preciso adquirir novos hábitos, tais como: uma mente de campeão; criar ambiente de inovação; respeitar o código de honra e saber fazer apresentações poderosas”, contou Shinyashiki.

Compuseram a mesa do primeiro dia o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto; o vice presidente da CFOAB, Luiz Cláudio Chaves; o secretário-geral adjunto CFOAB, Ibaneis Rocha; o presidente da  da Concad e da CAA/DF, Ricardo Peres, e os demais membros da diretoria, o vice-presidente, Pedro Anísio Sabo; o secretário-geral Maxmiliam Patriota; a secretária-geral adjunta, Clarisse Dinelly e o diretor-tesoureiro, Marcelo Lucas; o presidente OAB/SP Marcos da Costa; o presidente da OAB/BA, Luiz Viana; o diretor tesoureiro da Concad, Carlos Fábio Lima e o vice-coordenador da Concad, Carlos Augusto de Carvalho, além de outras autoridades.

A Feira das Caixas de Assistência continua nesta sexta-feira (26), no CFOAB, e no sábado no Parque da Cidade com diversas atividades esportivas. Veja aqui. 

Com informações do CFOAB