Importância do Quinto é reforçada em palestra no UniCEUB

Com o intuito de debater sobre o Quinto Constitucional, a OAB/DF participou na quinta-feira (24) de evento no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), em Taguatinga. A Seccional foi representada pelo presidente Juliano Costa Couto e o presidente da Subseção de Taguatinga, Lairson Bueno.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, relatou que o acesso à justiça é a cesta básica da cidadania, sendo esta, a  última instância que o cidadão tem para resolver algum problema. Cabe ao advogado reproduzir com clareza os fatos dentro de uma ética permitida. “O Quinto vem humanizar os advogados que entram, eles têm mais ciência das agonias pessoais e empresariais do que um magistrado que lá está”. Concluiu.

Para o presidente da Subseção de Taguatinga, Lairson Bueno, “o Quinto Constitucional é o selo de qualidade de uma justiça mais justa”. Também presente, o desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) pelo Quinto Constitucional, Flávio Rostirola, disse que não existe democracia e justiça sem a figura do advogado. “A justiça não pertence a nenhum juiz. A justiça pertence ao cidadão. É a eles que devemos prestar contas, e a eles que devemos prestar o nosso ônus”, afirmou ao concluir que “o Quinto é necessário à administração da justiça para dar o perfeito equilíbrio, a forma de agir, pensar, entender”.

Também escolhido pelo Quinto, o desembargador do TJDFT, Roberto Freitas, enfatizou que o advogado é peça chave fundamental para o funcionamento do judiciário. “ O Quinto é um ator que veicula a postura de uma práxis jurídica crítica, se tornando o elemento propulsor das mudanças do tribunal”.