Mulher advogada é exaltada em entrega de carteiras

Na tarde da última quinta-feira (16) ocorreu mais uma cerimônia de entrega de carteiras da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal. Os novos advogados se comprometeram a exercer a advocacia com dignidade e independência, a defender a Constituição Federal e os direitos humanos. Por março ser o mês da mulher, a Seccional tem realizado eventos que exaltam o papel da advogada no meio jurídico e na entrega de carteiras não foi diferente.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, ressaltou o papel da mulher na advocacia e congratulou a todas por sua participação ativa na Ordem. “O lugar da mulher é onde ela quiser”, declarou. Costa Couto afirmou aos presentes que a advocacia nunca pode ser subestimada, pois ela está sempre lutando para que os direitos sociais sejam resguardados. “Nunca se esqueçam, na advocacia o dinheiro é consequência. Para ser advogado tem que ter elã, tem que ter resiliência e tem que saber se reinventar”, disse.

Paraninfa da turma, a conselheira Cristiane Damasceno, ressaltou que o papel da mulher na advocacia tem sido cada vez mais reconhecido, como lhes são de direito. Cristiane disse também aos jovens advogados que o apreço pelas atividades diárias é essencial para ser feliz e realizado na profissão. “Faz parte da vida ganhar dinheiro, receber bons honorários. Porém, também faz parte fazer o bem para o nosso semelhante. A melhor lição que eu deixo para os meus alunos é humanizar o estudo do Direito”, concluiu.

Em sua fala, a oradora da turma Rebeca de Lima Sebba citou os 10 mandamentos de Eduardo Couture, e destacou entre eles o que mais lhe chamou a atenção. “Pude perceber que os mandamentos englobam não só a advocacia, mas também o espírito desta Casa. A advocacia é para quem ama. Para quem ama o Direito, para quem ama a Justiça. Assim como nos mandamentos, os conselheiros que trabalham nesta Casa, trabalham por amor”, disse ao completar que “também tenho que admitir o amor por esta casa. Quando eu recebi minha carteirinha de ad referendum eu me senti particularmente emocionada por no meu boton estar escrito advogada. Esta é a prova que aqui eu sou reconhecida como mulher que exerce a profissão. Eu não estou atrás de ninguém, aqui nesta casa eu sou advogada”, disse.

Participaram da cerimônia de entrega de carteiras a vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira; o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso de Melo; o diretor-tesoureiro da OAB/DF, Antonio Alves Filho; o conselheiro federal, Severino Cajazeiras; o presidente da CAA/DF, Ricardo Peres; o secretário-geral da CAA/DF, Maxmillian Patriota Carneiro; a diretora da CAA/DF, Daniela Ferretto Caetano; os conselheiros, Flávia Amaral, Liliana Marquez, Maria Dionne, Marilia Mesquita, Manoel Arruda, Ewan Teles, Fernando Assis, Glauco Alves;o presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Amaury Santos;o diretor tesoureiro da Subseção do Núcleo Bandeirante, Gilberto Tiago; o membro da Comissão de Bioética, Marcelo do Vale; a presidente da Comissão de Direito de Família da Subseção de Taguatinga, Miriam Ribeiro Mendes e o advogado e administrador do Riacho Fundo II, Daniel Figueiredo.