Núcleo Bandeirante recebe a Caravana de Prerrogativas

Nesta segunda-feira (26/8), foi a vez da subseção do Núcleo Bandeirante e do Riacho Fundo receber a Caravana de Prerrogativas. O presidente da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Délio Lins e Silva Junior, puxou a comitiva, que visitou o Fórum do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) da região.

O presidente da subseção, Rodrigo Bezerra Correia, a secretária-geral, Nilvania do Prado Silva, a secretária-geral adjunta, Silvia de Fátima Prates Mendes, o diretor tesoureiro, Nelson Alcantara Cardoso, e membros da subseção participaram da ação. A Comissão de Prerrogativas, representada pela presidente, Magda Ferreira de Souza, e vários integrantes, também se fez presente.

No Fórum do Núcleo Bandeirante, a comitiva passou pela diretoria, pelo núcleo da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) da OAB/DF e por algumas varas e juizados. O presidente da OAB/DF enfatizou a importância do diálogo e da sinergia que precisa ser estimulada em todo o meio jurídico. “Queremos mostrar que estamos aqui para nos unir. Uma boa conversa entre as partes envolvidas em um caso resolve 90% dos problemas. E com essa união, a sociedade tem muito a ganhar”, afirmou.

No Juizado Especial Cível e Criminal, o juiz Marcelo Tadeu de Assunção Sobrinho recebeu a caravana. “Acho que o primeiro caminho para uma boa convivência é a sensibilização. Vocês estão no caminho certo”, disse o magistrado. O presidente da subseção, Rodrigo Bezerra Correia, elogiou a atuação do juiz no Fórum. “A colaboração do senhor com os advogados é muito boa. Só temos elogios”, completou.

A diretora da Vara Criminal e do Tribunal do Júri, Isabella Rodrigues, também recepcionou a comitiva. “Percebo que todos temos o mesmo intuito, o foco principal é um só, todos queremos o bem comum. Então, estamos sempre abertos para dialogar e ajudar”, pontuou a diretora.

Combate à violência
Para o juiz Ben-Hur Viza, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, fazer com que as prerrogativas da advocacia sejam atendidas é um dever importante da Ordem dos Advogados do Brasil. “Eu acho que a OAB tem uma briga muito importante, a de que os advogados e advogadas sejam atendidos. Sempre recepciono bem os profissionais do Direito. Penso que o juiz e o promotor devem estar no mesmo patamar também. E isso é o que venho buscando nas audiências que faço. Estou sempre disposto a ajudar no que for preciso”, afirmou o juiz.

O magistrado reforçou ainda a atuação da OAB e do Fórum na luta contra a violência doméstica e de gênero. “Nosso trabalho envolve a comunidade e ambas as partes devem estar juntas. O que eu quero é que nenhuma mulher do Núcleo Bandeirante sofra violência. Meu desejo seria que o Fórum fechasse essa vara por falta de demanda. É uma luta, um processo desafiador e estamos fazendo o melhor, em parceria com a OAB, para o bem da sociedade”, ressaltou o juiz Ben-Hur Viza. Na Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões, a conversa sobre prerrogativas foi com a juíza Magali Dellape Gomes.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)

Fotos: Valter Zica