“O papel do advogado é trazer um mundo de paz”, Daniela Teixeira

Participando como paraninfa da solenidade de entrega de carteira aos novos advogados, na segunda-feira (28), a vice-presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal, Daniela Teixeira, destacou que hoje o papel de um advogado é muito mais de conciliador de conflitos. Segundo ela, o cliente chega pior do que um ‘paciente médico' e é dever do advogado fazer que haja conciliação entre as partes. “O papel do advogado é fazer um mundo melhor, de paz. É a paz que traz alegria e conforto para as pessoas. O advogado que promove a guerra e o tumulto não está cumprindo o juramento”.

Ao corroborar com o pensamento de Daniela Teixeira, o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, completou dizendo que “a advocacia moderna exige de nós sabedoria para construção de soluções conciliatórias e que as pessoas saiam dos tribunais com a paz social no coração”.

O orador da turma de novos advogados, Rodrigo Garcia Reis, enfatizou que o amor à profissão e ao estudo devem ser a decisão diária do advogado. “Quem ama o que faz, certamente será mais feliz, realizado, bem sucedido, terá mais prazer, alegria e motivação para estudar e aprender. O ótimo profissional jamais para de estudar, até porque, diante da lei, o Direito hoje pode ser um e amanhã ser outro”.

Também compuseram a mesa da solenidade o secretário-geral adjunto da Seccional, Cleber Lopes; os conselheiros federais Ibaneis Rocha, Marcelo Lavocat, Severino Cajazeiras e Felix Palazzo; o membro honorário vitalício da OAB/DF, Esdras Dantas; o diretor tesoureiro da CAADF, Marcelo Lucas; os conselheiros Seccionais Cristina Tubino, Laura Maria, Liliana Marquez, Maria Dionne, Divaldo Theophilo, Fernando Bontempo, Marcelo Martins e Ronald Siqueira; os presidentes da Subseção de Ceilândia e Gama/Santa Maria, Edmilson Francisco e Amaury Santos, respectivamente; o vice-presidente da Subseção do Paranoá, Valdir de Castro; as conselheiras da Subseção de Taguatinga, Liliane Barbosa e Miriam Ribeiro; a vice-presidente do Conselho Jovem, Marcela Furst; a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Thayrane da Silva; o diretor sociocultural do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM), Leonardo Carvalho; a presidente da Associação Brasileira de Advogadas (ABRA), Meire Lucia Gomes; a diretora social da Associação dos Advogados Trabalhistas do DF, Clay Roziete Ferreira Costa; a diretora executiva da Associação Brasileira de Advogadas, Deirdre Neiva; o ex secretário-geral da OAB/DF Lincoln de Oliveira; o ex-conselheiro da OAB/DF e ex-diretor da ESA Jorge Amaury e o advogado Paulo Machado Guimarães.

Veja o álbum de fotos da solenidade.