OAB/DF comemora mais uma vitória em avanço no atendimento virtual no TJDFT

Em atendimento às reivindicações da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), nesta terça-feira (10/11), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) disponibilizou para a advocacia, para membros da Defensoria Pública e do Ministério Público um tutorial em vídeo para agendamento virtual com magistrados.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., comemorou esse avanço: “É fruto do mapeamento que fizemos e foi levado junto ao TJDFT e a outras instituições. O TJDFT, desde o início, foi super atencioso conosco e nos recebeu. Essa ferramenta de atendimento será de grande valia para que a advocacia tenha um bom relacionamento com a magistratura, o que é uma vitória para nós.”

Memória

Desde o início da pandemia, a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) vem documentando e analisando como advogadas e advogados são atendidos por parte da magistratura em vista da observação do respeito às prerrogativas da profissão. Assim, realizou um estudo inédito, o qual revelou que 36% dos magistrados atuam de portas fechadas para a advocacia. A partir das conclusões desse levantamento, fez gestões junto aos órgãos de Justiça para melhoria do atendimento. Na maioria dos casos, as respostas têm sido positivas.

Entenda como funciona o atendimento

O agendamento de atendimento será feito por meio de uma agenda eletrônica, que pode ser acessada no site do TJDFT, na aba Endereços e Telefones. Por lá, o interessado deve buscar a unidade judicial em que deseja ser atendido e conferir a agenda disponível de cada uma.

Os atendimentos serão por meio das plataformas de videoconferência já utilizadas para a realização de audiências e sessões de julgamento em órgãos colegiados. Cada unidade tem uma opção de dia e horário de atendimento disponível.

Por semana, serão disponibilizados, no mínimo, cinco agendamentos. O atendimento virtual terá duração de até 30 minutos cada, em dia e horário fixados a critério do magistrado. O prazo de tolerância para eventuais atrasos será de cinco minutos.

O tutorial pode ser acessado no Canal do YouTube do TJDFT

Leia mais na página do TJDFT.

Comunicação OAB/DF, com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT)