OAB/DF acompanha lançamento da Pauta Digital da Justiça do Trabalho

A Seccional do DF participou, na tarde de segunda-feira (19), da apresentação do sistema “Pauta Digital”, que será implantado nas Varas do Trabalho de Brasília. O sistema possibilita aos advogados e jurisdicionados consultar e acompanhar, em tempo real, as pautas de audiências e de sessões de julgamento das unidades judiciárias do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10). O acompanhamento pode ser feito via aplicativo ou Smart TVs instaladas nas áreas comuns do prédio do Foro.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, enfatizou a parceria da Seccional com o Tribunal, mas registrou a preocupação da Ordem com analfabetos, cegos ou até mesmo aqueles que não têm um aparelho celular para acompanhar o novo sistema. “Por essa razão, requeremos que o pregão oral seja mantido mesmo com a inovação”, disse.

O presidente do TRT-10, Pedro Foltran, enfatizou que o sistema foi instalado com o intuito de melhorar o pregão de audiências e acatou o pleito da OAB/DF em manter o pregão oral. “O sistema está em desenvolvimento, estamos abertos para sugestões de melhorias”, enfatizou. Foltran também esclareceu que a próxima etapa pretende abarcar as Varas de Taguatinga e do Gama.

Ibaneis Rocha, diretor da OAB nacional e conselheiro Federal, lembrou que a OAB/DF já é parceira das novas tecnologias que aparecem no meio jurídico há algum tempo, tanto é que se tornou referência nacional no sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe). “A Ordem sempre fica muito satisfeita quando novas tecnologias aparecem. Eu acho que esse trabalho que viemos fazendo de forma integrada facilita muito a vida da advocacia, principalmente da trabalhista”.

Segundo o secretário-geral judiciário, Marco Aurélio Willman, que apresentou o aplicativo, “agora os advogados poderão ter acesso às informações pelo celular, e assim poderão se organizar melhor para saber se sua pauta está próxima ou se irá demorar”.

O presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas, Carlúcio Coelho, além de concordar com o pleito da Seccional, requereu que o sistema de televisões também seja instalado na sala dos advogados. “Nós agradecemos muito mais esta ferramenta que busca dar celeridade ao Judiciário”, afirmou por fim.

Além de disponibilizar a consulta da pauta de audiências por data e por unidade judiciária, o app também oferece um acesso exclusivo para advogados cadastrados, que poderão acompanhar o andamento das audiências marcadas. O sistema identifica o advogado pelo CPF e relaciona suas audiências na aba “Agenda”. Um aviso sonoro também alerta para a proximidade do horário da audiência.

Homenagem da OAB/DF
Além da apresentação da novidade, o juiz, Luiz Fausto de Medeiros, e o presidente do TRT-10, Pedro Foltran, foram homenageados. No ato, o diretor-tesoureiro da Seccional, Antonio Alves, entregou a homenagem que reconhece os serviços relevantes à Justiça do Trabalho, em especial à advocacia do DF, e demonstra o respeito e admiração que a Seccional tem pela forma que os homenageados exerceram suas atribuições no Foro.

Estiveram presentes os conselheiros Seccionais Dino Andrade, Fernando Russomano, Hellen Falcão, Marcelo Cunha, Maurício Corrêa de Veiga e a presidente da Associação Magistrados Justiça do Trabalho da 10ª Região, juíza Rosarita Machado de Barros Caron, além de diversas advogadas e advogados trabalhistas.