OAB/DF dá início ao desenvolvimento de plano de capacitação para seus funcionários

Nesta semana, a Ordem dos Advogados Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) deu início ao desenvolvimento de plano de capacitação para todos os seus funcionários. A medida tem por objetivo institucionalizar a formação continuada do corpo funcional da Seccional e, com isso, contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados à advocacia do Distrito Federal.

A intenção da diretoria da OAB/DF é que sejam elaborados planos de capacitação para as diferentes áreas da Seccional, observando as peculiaridades de cada uma delas. A metodologia de construção dos planos de capacitação foi concebida pela Escola Superior de Advocacia do Distrito Federal (ESA/DF), em conjunto com a Coordenação de Recursos Humanos da OAB/DF.

“Essa é uma ação que chegará a todos os funcionários da Ordem. O Plano será desenvolvido com foco no aperfeiçoamento do conjunto de conhecimentos, de habilidades e de competências individuais e profissionais dos funcionários, agregando não apenas valor social aos indivíduos, mas, também, potencializando o alcance das metas institucionais”, explica Délio Lins e Silva Jr., presidente da OAB/DF.

O Diretor-Geral da ESA/DF, Fabiano Jantalia, destacou que a construção desse plano de capacitação é resultado de uma importante parceria entre a Escola e a área de recursos humanos da OAB/DF. “Estamos colocando a experiência e o conhecimento da ESA/DF a serviço da capacitação de nossos funcionários. Com essas ações de treinamento, pretendemos valorizar o quadro de pessoal da Seccional e contribuir para uma prestação de serviços ainda melhor para toda a advocacia do DF”, afirmou Jantalia.

Entenda o plano de capacitação

A elaboração dos planos de capacitação para o corpo funcional da OAB/DF tomará por base o projeto-piloto desenvolvido pela ESA/DF, que, nesta semana, teve seu plano aprovado pela diretoria da secretaria administrativa.

Na ESA/DF, a elaboração do Plano de Capacitação se deu em três fases. A primeira foi a identificação das necessidades de aprimoramento das competências, habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho dos funcionários. A segunda envolveu a busca de cursos já disponíveis no mercado e outros que poderiam ser realizados pela própria Escola de maneira a satisfazer as demandas de capacitação identificadas. Por fim, a terceira se deu com a discussão do plano com os oito funcionários da Escola, proporcionando uma construção democrática e colaborativa do plano de capacitação do setor.

O plano de capacitação da ESA/DF foi concebido em três eixos: estratégico, operacional e pessoal. Segundo o plano aprovado, os funcionários da ESA/DF terão acesso a seis módulos de cursos, que totalizam 388 horas de cursos: Comunicação e escrita (20 horas); Atendimento a clientes (38 horas); Educação e ensino a distância (218 horas); Gestão de pessoas (60 horas); Marketing e mídias sociais (7 horas); e Temas complementares (45 horas).

Aperfeiçoamento anterior

O desenvolvimento dos planos de capacitação está inserido em uma política de valorização e aprimoramento profissional dos funcionários da OAB/DF. Em agosto, a ESA/DF já havia realizado o curso “Elaboração de Projeto Básico de Aquisição”, direcionado exclusivamente para os funcionários da OAB/DF que atuam em processos de trabalho de gestão e de comprar.

O objetivo do curso, que contou com a participação de 33 funcionários da Seccional – tanto da Sede, quanto de Subseções –, foi proporcionar o domínio de técnicas, de normas e de boas práticas para a elaboração de projetos básicos de aquisição de compras em geral. A capacitação foi ministrada pela professora e conselheira seccional Karina Costa e, também, totalmente em modo virtual.

Confira como foi o curso

Comunicação OAB/DF

Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob a supervisão de Montserrat Bevilaqua)


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: