OAB/DF divulga relação dos 12 candidatos ao Quinto Constitucional

Brasília, 24/9/2014 – Foi encerrada na noite desta quarta-feira (24) a votação direta para a escolha dos 12 candidatos que concorrem à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) pelo Quinto Constitucional da advocacia.

Dos 15 participantes, foram escolhidos para compor a lista de 12 nomes que serão apresentados ao Conselho Seccional da OAB/DF os seguintes candidatos: Roberta Zanatta, Eliene Bastos, José gomes, Josaphá Francisco dos Santos, Daniel Rossiter, Eduardo Löwenhaupt da Cunha, Valter Kazuo, Antônio Carlos Nunes de Oliveira, Sérgio Roncador, José Eduardo Affonso, Marcelo Coelho e José Carlos Alves.

O presidente da Ordem, Ibaneis Rocha, elogiou a participação dos candidatos durante o processo de eleição. “A Seccional também enaltece a postura republicana dos postulantes à vaga, que representa um sinal de que a disputa democrática pode ser feita em patamares elevados e a Consulta se tornar uma prática corriqueira e efetiva”, disse.

O próximo passo é a sabatina dos concorrentes pelo Conselho Pleno da Seccional. A votação direta pelos advogados ocorreu das 8 horas de 23 de setembro às 18 horas do dia 24. A sabatina pelos conselheiros seccionais está marcada para o dia 10 de outubro. Puderam participar da votação todos os advogados regularmente inscritos na Seccional, previamente cadastrados.

Após a sabatina, a OAB/DF escolherá seis dos 12 nomes para compor a lista que será enviada ao TJ. Os desembargadores, então, a reduzirão a três escolhidos e enviarão os nomes à Presidência da República, que escolherá o advogado que se tornará desembargador. Pela primeira vez na história da OAB/DF, foram escolhidos, por meio de votação online, os nomes que comporão a lista sêxtupla.

A Seccional disponibilizou um link especial que permitiu o acesso ao hotsite para a Consulta Direta do Quinto Constitucional. Neste espaço, todas as informações necessárias sobre os candidatos, com seus respectivos perfis, puderam ser consultadas, bem como o edital e a resolução que regulamentou a consulta direta aos advogados pela internet.

Os candidatos tiveram a oportunidade de discutir as suas propostas, apresentar currículos e fazer defesa de suas campanhas no bate-papo promovido pela OAB-DF, nos dias 15, 16 e 17 de setembro.

Requisitos

A vaga aberta no TJDFT é referente ao Quinto Constitucional, previsto no artigo 94 da Constituição Federal que prevê que um quinto (ou 20%) das vagas dos tribunais sejam ocupadas por advogados e membros do Ministério Público. Para concorrer à indicação, os candidatos precisam ter, no mínimo, dez anos de carreira, reputação ilibada e notável saber jurídico.

Lista de postulantes e quantidade de votos:

1) ROBERTA ZANATTA – 2070 votos

2) ELIENE BASTOS – 2024 votos

3) JOSÉ GOMES – 1820 votos

4) JOSAPHÁ FRANCISCO DOS SANTOS – 1676 votos

5) DANIEL ROSSITER – 1630 votos

6) EDUARDO LÖWENHAUPT DA CUNHA – 1380 votos

7) VALTER KAZUO – 1370 votos

8) ANTONIO CARLOS NUNES DE OLIVEIRA – 1147 votos

9) SÉRGIO RONCADOR – 1145 votos

10) JOSÉ EDUARDO AFFONSO – 919 votos

11) MARCELO COELHO – 872 votos

12) JOSÉ CARLOS ALVES – 838 votos

13) ALDOVRANDO TORRES – 818 votos

14) HÉLIO GIL – 795 votos

15) ALEXANDRE GARCIA C. J. JORGE – 653 votos

Fotos – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF