OAB/DF realiza solenidade para entrega de carteiras a novos advogados

Brasília, 11/2/2015 – A Seccional da OAB do Distrito Federal realizou, nesta quarta-feira (11), cerimônia de entrega de carteiras para mais de 150 advogados. Foram realizadas duas cerimônias presididas pelo presidente da Seccional, Ibaneis Rocha e demais membros da diretoria. Compuseram também a mesa Pedro Mendes, representante da CAA/DF, Marina Gondin, membro da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, e César Pierrot, ex-conselheiro seccional.

A oradora da primeira turma, Ana Flávia Mendes Lopes, disse ser uma honra representar os jovens advogados. “Hoje nos tornamos advogados, e a própria etimologia da palavra nos remete o quão grandiosa é a profissão. A palavra advogado deriva do latim ad vocatus, ou seja, aquele que é chamado em defesa. Desta forma, é possível definir advogado como aquele que é convocado para defender um litígio, pessoa ou situação, buscando mais a realização da justiça do que os honorários, embora estes sejam legalmente devidos”, afirmou.

deskassionunesO paraninfo das duas turmas, o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Kassio Nunes Marques, falou da importância do respeito às prerrogativas profissionais dos advogados. “Os senhores hoje foram distinguidos de uma multidão de bacharéis em Direito no Brasil”, disse.

O orador da segunda cerimônia, Ítalo Rocha Bastos, destacou que aquele dia representava um marco em suas vidas. “A profissão de advogado carrega um dever moral e condições essenciais para que haja justiça, diante da situação do Brasil e da omissão dos poderes”, concluiu.

Além da diretoria da OAB/DF compuseram mesa na segunda entrega de carteiras, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF (TED), Erik Bezerra, os conselheiros seccionais: Dino Andrade, Maxmilliam Patriota, Cláudio Demckuk, Indira Quaresma, Wanderson de Menezes, Elomar Lobato, Alceste Vilela, Hamilton Amoras, Laura Maria Costa Silva Souza, Shigueru Sumida e o ex-procurador geral do Distrito Federal, Marcelo Castello Branco.

Confira abaixo as ideias dos oradores das duas turmas sobre seus planos, expectativas e metas na nova jornada profissional:

anaflaviaentregadecarteirasAna Flávia Mendes Lopes – 23 anos

Por que você escolheu ser advogado?
Era um sonho. Desde criança, falava para a minha família que gostaria de cursar Direito. Fiz o curso e acabo de receber a carteira da Ordem.

Como você se vê profissionalmente daqui a 10 anos?
Eu espero estar bem encaminhada profissionalmente e dar um retorno para a sociedade. E obter sucesso com a profissão.

Para você, qual o papel da Ordem na sua jornada profissional?
A OAB/DF é um marco e com certeza irá abrir portas para a minha carreira como advogada. É um privilégio poder contar com o apoio da instituição e fazer parte como membro da Seccional, na obtenção do conhecimento jurídico e profissional.

italoÍtalo Rocha Bastos – 23 anos

Por que você escolheu ser advogado?
Eu tenho um exemplo dentro de casa, o meu pai que atualmente é advogado público da União.

Como você se vê profissionalmente daqui a 10 anos?
Eu espero que além do sucesso profissional, eu caminhe sempre ao lado da ética e da moral. Podendo ajudar cada vez mais a sociedade. A nossa profissão não é tão somente honorários, ela envolve a sociedade como um todo.

Para você, qual o papel da Ordem na sua jornada profissional?
Pretendo fazer parte da OAB/DF, integrar a equipe como membro ou outro cargo existente.

Fotos – Valter Zica
Comunicação social – Jornalismo
OAB/DF