OAB/DF reúne especialistas para discutir câncer

 

Na noite desta terça-feira (21), a Seccional reuniu especialistas em saúde e direito para debater o câncer, a doença que tem o maior índice de morte no mundo. O objetivo da palestra foi discutir aspectos Bioéticos e Jurídicos da doença do século.

Daniela Teixeira, vice-presidente da OAB/DF, esteve presente e afirma que palestras como estas são sempre esclarecedoras à sociedade. “A OAB/DF cumpriu sua função social. Nós demos a esses pacientes uma excelente oportunidade de ouvir médicos que muitas vezes são inacessíveis e que não atendem na rede pública saúde”.

Felipe Bayma, presidente da Comissão de Bioética, Biotecnologia e Biodireito, enfatizou sua gratidão em colaborar para que possíveis dúvidas sejam sanadas. “Foi extremamente importante o debate organizado pela OAB/DF não só para o meio jurídico mas, principalmente, para as pessoas pessoas com câncer que tem dificuldades e dúvidas sobre seus direito. Gostaria de ressaltar a importância do trabalho em equipe demonstrado pela união entre as duas comissões organizadoras do evento, a comissão da mulher advogada e a comissão de bioética, biotecnologia e biodireito”.

Cristina Tubino, presidente da Comissão da Mulher Advogada, ressalta sobre a importância de debater sobre o tema, uma doença que atinge tantas pessoas. “Todos nós conhecemos alguém que passa ou passou por esta doença. O compartilhamento de conhecimento das médicas, advogadas, nutricionista e educador físico mostrou-se essencial ao público presente. Foram mencionados direitos, providências, métodos de prevenção e condutas que muitos desconheciam e que podem, de fato, salvar vidas”. E, conclui: “a Comissão da Mulher Advogada vai continuar realizando eventos como esse, que tratam sobre os direitos da mulher e da sociedade”.

Participaram do evento a médica ginecologista e obstetra Bruna Pitaluga; a médica ginecologista oncológica Walquiria Primo; a médica cirurgiã oncológica pediátrica Elaine Alves; a nutricionista Joana Lucyk; o educador físico Wesley Paixão; as integrantes da Comissão da Mulher Advogada Luciana Munhoz, Thais Maia e Aline Torres.