OAB/DF encerra IX Conferência da Advocacia do Distrito Federal

A advocacia do mundo digital e as formas de atuação dos advogados no ambiente tecnológico nortearam os debates da IX Conferência da Advocacia do Distrito Federal, que ocorreu nestas quarta e quinta-feira, 20 e 21 de setembro. Passaram pelo Conselho Federal cerca de 600 pessoas que se beneficiaram com as explanações dos especialistas. Para a escolha do tema, foi feita uma enquete online em que aproximadamente 35% dos entrevistados escolheram por se aprofundar no mundo digital.

Os painéis abordaram “o advogado como garantia do Estado de Direito”, “o Processo Judicial Eletrônico (PJe), “Compliance corporativo com uso de tecnologia”, “Compliance na administração Pública”, “A inteligência artificial no mercado de trabalho”, “O novo Código de Processo Civil e o mercado de trabalho na advocacia”, “O Direito de esquecimento”, “A mediação e família”; “Online dispute resolution” e “Advocacia e CNJ”.

Para explanar sobre as agressões à advocacia, desde os primórdios até os dias de hoje, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence, realizou a palestra de encerramento da Conferência. Pertence lembrou dos tempos de ditadura, em que a Seccional se impôs a favor da democracia e do Estado democrático de Direito, falou sobre a transição do regime autoritário para o regime democrático, passou pelas crises políticas dos anos 90 até chegar ao cenário atual. “Em momentos como este é indispensável que os advogados se mobilizem a favor dos direitos e das garantias fundamentais. Nesta empreitada é preciso lembrar que o advogado é o único profissional que deve enfrentar o poder. Afinal, é preciso demonstrar a cada dia, assim como afirmou Sobral Pinto, que a advocacia não é profissão para covardes”.

Ao encerrar a conferência, Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, declarou que espera que os que participaram desta Conferência tenham se beneficiado muito das explanações e saiam melhores do que entraram. Por fim, o presidente questionou até onde poderia um profissional da advocacia ser interpelado numa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que questionará fatos que ele não pode revelar por ética profissional. “A criminalização da advocacia está mais intensa”, observou.

Ao final da Conferência, a conselheira federal Carolina Petrarca, o ex-ministro Ilmar Galvão e o ex-ministro Sepúlveda Pertence foram homenageados pelo incansável trabalho desenvolvido em prol da Justiça Brasileira e em defesa do Estado democrático de Direito. Compuseram a mesa de encerramento, a conselheira da OAB/DF e vice-presidente da Comissão de Tecnologia da Informação do Conselho Federal da OAB, Hellen Falcão; o ex-conselheiro federal, Evandro Pertence e o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante (CAAI), Tiago Santana.

Acompanhe nossas publicações no site, Instagram – @oabdf – e Facebook – @ordemdosadvogadosdf. Confira as matérias sobre a Conferência:

– Com auditório lotado, OAB/DF abre IX Conferência da Advocacia;

– PJe é tema de debate na Conferência da Advocacia do DF;

– Compliance é debatido na Conferência da Advocacia;

– Conferência discute inteligência artificial e mercado de trabalho;

– IX Conferência da Advocacia: Direito ao esquecimento;

– Mediação como nova perspectiva na advocacia;

– Advocacia no Conselho Nacional de Justiça;

A IX Conferência da Advocacia é uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal, em parceria com a Escola Superior da Advocacia do DF e com a Caixa de Assistência dos Advogados. Os patrocinadores do evento foram Adhara Veículos e UNICEUB.