Perspectivas de melhoria no sistema de acolhimento da pessoa autista

A fim de debater sobre as garantias que devem ser asseguradas às pessoas com autismo, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Autista promoveu evento, nesta sexta-feira (24). Os palestrantes debateram as demandas e as necessidades das pessoas autistas que vivem na Capital. Como produto do evento foi feita uma carta aberta ao governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, com sugestões para melhor atender a população.

Dentre os pleitos da Comissão estão a Criação de Centros de Referência de atendimento aos autistas e seus familiares; a qualificação dos servidores das áreas da saúde, educação e segurança; a criação de um serviço de apoio às instituições de acolhimentos dos autistas e a criação de um protocolo de enfrentamento ao abuso e violência contra crianças, adolescentes e adultos.

Ao fazer a abertura do evento, a presidente da Comissão, Adriana Monteiro, falou sobre o cenário do abrigamento da pessoa autista na Capital e as perspectivas de melhoria no acolhimento feito por instituições públicas, privadas e pelas famílias. “Nós, da OAB/DF, temos que suscitar o debate e rogar pelos direitos destas pessoas. Espero que este debate tenha frutos efetivos, a fim de que todos os direitos sejam defendidos e assegurados”, afirmou a presidente.

Os primeiros painéis trataram sobre as políticas nacionais e distritais de acolhimento da pessoa autista e da pessoa com deficiência intelectual. Na parte da tarde, o tema do primeiro debate foi as lacunas no atendimento, que, infelizmente, ainda é realidade no DF. A questão da moradia também foi abordada. Por fim, foram debatidas as propostas das instituições guardiãs da Constituição e do Governo do DF para solucionar a problemática da habitação.

A mesa de abertura foi composta pelo advogado e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Autista, Paulo Leal; o assessor do secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Josué Ribeiro Costa da Silva; a assistente no Ministério do Desenvolvimento Social, Deusina Lopes da Cruz; a secretária de Estado do Trabalho Desenvolvimento Social Mulheres Igualdade Racial e Direitos Humanos, Marlene Azevedo; e a advogada e mãe de autista, Isaura Sarto.