Podcast da OAB/DF destaca o papel do advogado empreendedor e a Arte da Guerra

Nesta terça-feira (16/04), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) por meio da sua Comissão de Empreendedorismo Jurídico promoveu o podcast intitulado “O Advogado Empreendedor e a Arte da Guerra”. O objetivo do encontro foi debater a relação entre empreendedorismo e advocacia, explorando como os advogados podem aplicar estratégias da Arte da Guerra para obter sucesso em seus negócios.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Seccional no YouTube e contou com a participação de Felipe Bayma, autor do livro “O Advogado Empreendedor e a Arte da Guerra e Rafael Baldow, cofundador e head de estratégias da Zuric Marketing. O Podcast foi mediado por Amanda Moreira Andrade, vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF e Fabiane Coelho, secretária-geral da Comissão.

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Dentre os temas abordados, estavam: a importância de os advogados empreendedores entenderem os princípios da Arte da Guerra, a análise de concorrentes pode ser aplicada ao mercado jurídico, a importância de estabelecer alianças estratégicas para o crescimento do negócio e o papel da inovação e da criatividade na advocacia empreendedora.

Durante o episódio, Felipe Bayma falou do seu livro “O Advogado Empreendedor e a Arte da Guerra”. “Sou uma pessoa inconformada, sempre buscando mais. É preciso estar incomodado, pois quem está na zona de conforto não evolui. Você deve estar insatisfeito com seu status atual e desejar com vigor alcançar o próximo nível. No meu livro, trato muito dessas questões de forma objetiva e direta. A pessoa precisa adquirir o estado mental do herói, começar a pensar como empreendedor e ter a vontade e o ânimo de evoluir para o próximo nível. Isso é fundamental. Depois disso, podemos buscar as habilidades necessárias, que são diversas.”

Rafael Baldow, cofundador e diretor de estratégias da Zuric Marketing, destaca pontos cruciais para empreendedores, especialmente para advogados que desejam empreender. “Há três pontos igualmente essenciais, o marketing, vendas e gestão. Sem esses três elementos, fica muito difícil gerenciar um negócio e fazer com que ele cresça, alcançando as expectativas de sucesso que foram estabelecidas na faculdade. Não adianta ter apenas a técnica se não houver clientes, nem clientes se não houver competência técnica, pois você perderá seus clientes.”

Rafael completa que “é necessário ter habilidades técnicas até para corrigir o trabalho dos colaboradores dentro da empresa, e é preciso ter habilidades de gestão para gerenciar pessoas, processos, etapas e aspectos burocráticos e contábeis do negócio. São habilidades que não são ensinadas na faculdade, mas que se tornam essenciais quando você se torna um empreendedor.”

Assista ao episódio na íntegra

Jornalismo OAB/DF