“Poder da palavra” é tema de destaque em entrega de carteira na Seccional

Brasília, 1º/7/2016 – A OAB/DF recebeu, na manhã desta sexta-feira (1º), pouco mais de 70 novos advogados. Os discursos da solenidade de entrega de carteira foram marcados por um importante tema no exercício da advocacia: “o poder da palavra”. Oscar Fugihara Karnal, orador da turma, destacou que as palavras funcionam como armas do advogado e são um instrumento diário de trabalho.

“Seja em petições, em sustentações orais, em pareceres ou em qualquer outra ocasião, elas sempre nos acompanham em nossa profissão. E é interessante o poder que as palavras têm”, afirmou Oscar ao completar que por meio de palavras se pode reconhecer uma paternidade, deixar um legado ou comprar um imóvel. “Eu gostaria de lembrá-los, porém, que essas palavras pouco significam sem ações que as acompanhem”, ponderou.

carteiraA advogada Carla Faiad, paraninfa da turma, lembrou a importância do Exame da Ordem em uma época em que há grande oferta de vagas em cursos de Direito, o que, para ela, facilita o acesso à formação, mas não necessariamente ao exercício da profissão. “Vocês passaram nesse critério que é importantíssimo e já deram o primeiro passo para exercer essa profissão que é tão nobre. Digo tão nobre porque hoje vocês fizeram o compromisso de termos importantes como dignidade e ética”.

O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, ressaltou a assertividade do orador ao escolher o tema, já que a advocacia é exercida por meio de ações e palavras. “A palavra nada mais é do que tornar real um princípio, a manifestação. É a externação do que passa em nossa mente e coração. A palavra dada repercute uma ação e é de ação que vive a advocacia. A advocacia não vive de omissão”, destacou.

Costa Couto alertou ainda para os desafios da profissão e afirmou que, apesar da força da palavra, também é preciso ter humildade para encarar derrotas. “Sacrifício é enfrentar as derrotas que virão e saber digeri-las. Não se vangloriar demais e ao mesmo tempo, a cada tombo, saber levantar sacudir a poeira e dar a volta por cima”.

carteira2Compuseram a mesa da solenidade, além do presidente da Ordem e da paraninfa, o diretor-tesoureiro Antonio Alves, o conselheiro federal Severino Cajazeiras, os conselheiros Denise Andrade, Denise Pinheiro, Janine Massuda, Antonio Rodrigo, Erich Endrillo, Felipe Ribeiro Mello, Jose Domingos, o presidente da Subseção do Gama Amaury Santos de Andrade, o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do DF Everardo Gueiros, o general Odilson Sampaio Benzi, ministro do Superior Tribunal Militar, o conselheiro da Subseção de Taguatinga Neisser Oliveira Freitas, e a conselheira da Subseção de Taguatinga Myriam Ribeiro.

Confira nossa conversa com o orador Oscar Fugihara Karnal

carteira4Por que você escolheu a advocacia?

É um curso que dá oportunidade de poder mudar muita coisa, fazer diferença. Esse foi o principal motivo que me levou a escolher o Direito. Nunca tive familiares na área da advocacia. Sou formado em Administração e essa minha primeira formação me trouxe contato com o Direito. Acabei tomando gosto pelo curso.

Como você se vê profissionalmente daqui a 10 anos?

Eu quero muito seguir advogando. Sei que não é uma carreira muito fácil, mas esse é meu objetivo. É meu propósito. Atualmente eu trabalho com Direito Administrativo, mas gosto também de Direito Civil e Tributário. Ainda pretendo, em longo prazo, ter meu próprio escritório.
Qual o papel da Ordem na sua jornada?

Aqui é um lugar onde o advogado busca acolhimento para fazer contatos, buscar ajuda e se profissionalizar. Além disso, buscar apoio para cumprimento das prerrogativas em momentos que ela não estiver sendo respeitada. Acho que a Ordem dá um importante apoio para que exerçamos nossa função com liberdade para atuar.

 

Comunicação Social – Jornalismo
Foto: Valter Zica
OAB/DF