Representantes da OAB recebem homenagem do TJ do DF por trabalhos prestados à Justiça

Brasília, 9/4/2016 – Em solenidade de entrega de medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, no Tribunal de Justiça (TJDFT), 90 nomes foram agraciados por serviços prestados à Justiça do DF ou à cultura jurídica. Entre os homenageados, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, o presidente da OAB do Distrito Federal, Juliano Costa Couto, os conselheiros da OAB/DF Erich Endrillo e Cristiane Rodrigues Britto. Essa é a mais alta distinção honorífica do Tribunal.

O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, disse estar honrado com a homenagem. “Fico muito feliz com essa honraria concedida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Um tribunal no qual eu cresci, comecei e ainda desenvolvo minha advocacia. Tenho absoluto respeito e admiração pela forma honesta com que os magistrados deste tribunal atuam”. Emocionada, a mãe do presidente da OAB/DF, Maria Virginia Barbosa, acompanhou de perto a homenagem ao filho. “Acompanho de perto sua carreira e cada conquista, e vejo que valeu a pena a vida e os ensinamentos que ele teve. Ele acredita muito no que faz e tem muita coragem. Essa dedicação toda dele é que faz com que tenha uma atuação que eu muito me orgulho”.

Morador do Distrito Federal há 16 anos, o conselheiro Erich Endrillo afirmou que esse foi um reconhecimento importante de sua carreira. “É uma grande honra ser agraciado com essa Ordem. Ela significa o reconhecimento de uma carreira dedicada ao Direito, dedicada à ética, à luta pela justiça. Para qualquer profissional, é uma honra receber uma comenda dessa envergadura”, disse.

Residente no DF há 19 anos, onde consolidou sua carreira, a conselheira Cristiane Britto, única mulher advogada a receber a homenagem, ressaltou que o reconhecimento é uma forma de compensar as dificuldades enfrentadas por mulheres na advocacia. “É uma sensação de ter seu trabalho reconhecido. A gente se dedica tanto à profissão, abre mão de tantas coisas pessoais para formar uma carreira. Principalmente para nós mulheres advogadas. Estou duplamente feliz, principalmente por estar representando as mulheres advogadas do Distrito Federal”, disse.

Personalidades públicas como o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, deputados, senadores, magistrados, ministros do tribunais superiores, do Tribunal de Contas da União, e diversas outras foram agraciados com a medalha. As comendas representam símbolos honoríficos, com os quais personalidades, físicas ou jurídicas, são condecoradas em reconhecimento aos serviços prestados em prol da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Os homenageados receberam comendas em diferentes graus: Grão Colar, representado por medalha pendente no pescoço em dupla corrente; Grã-Cruz, faixa colocada transversalmente, partindo do ombro direito; Comendador, medalha pendente do pescoço; Alta Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo; e Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo.

As insígnias da Ordem são constituídas por uma medalha com quatro imitações das colunas do Palácio da Alvorada em forma de cruz, nas cores branca e vermelha, tudo entre quatro balanças douradas e vazadas, circundadas por espadas de ouro. No centro da cruz surge a deusa Têmis, personificação da Justiça, segurando com a mão esquerda a balança, simbolizando a aplicação da Lei por meio do equilíbrio perfeito entre Direito e Dever. Por fim, há dois círculos concêntricos, tendo no círculo menor a inscrição “Mérito Judiciário – TJDFT”.

Os nomes escolhidos para homenagem são indicados pelo Presidente do TJDFT, desembargadores, Diretores dos Fóruns e Secretário-Geral. Em seguida, os nomes são aprovados pelo Conselho Tutelar da Ordem do Mérito. Entidades que venham prestando ou tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica em geral, bem como ao Poder Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios ou lhe demonstrado excepcional apreço também são homenageadas.

Comunicação social – OAB/DF
Fotos:Valter Zica