Sala de apoio ao advogado do TRE/DF é reinaugurada com melhorias para a advocacia

A OAB/DF, a CAA/DF e o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF) reinauguraram, nesta quarta-feira, a sala de apoio ao advogado. O local, inaugurado em novembro de 2013, passou por ampliação e melhorias para o atendimento aos advogados.

O secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, ressaltou que “essa revitalização veio no momento adequado, pois estamos no período eleitoral em que a necessidade do apoio ao advogado é muito maior. Com a ampliação do espaço, o advogado tem muito mais conforto”.

O secretário-geral adjunto, Cleber Lopes, enfatizou que “no Tribunal Eleitoral essa sala tem uma importância extraordinária porque os advogados precisam desse espaço. Os prazos são menores e os advogados mais do que nunca precisavam de um espaço como esse, que foi revitalizado para melhor atendê-los”.

O presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Bruno Rangel, evidencia que a sala de apoio ao advogado faz toda a diferença. “Durante as eleições, as coisas são muito corridas, os prazos são curtos. É importante ter esse espaço dentro do tribunal para que os advogados possam exercer de forma mais eficiente a profissão. É oferecido um espaço amplo, confortável, e com tecnologia suficiente para o exercício da advocacia”.

A diretora da CAA/DF Daniela Caetano afirmou que “é extremamente importante a ampliação e revitalização da sala de apoio junto ao TRE/DF, tendo em vista as eleições que aproximam. Situação esta que implica grande demanda à advocacia brasiliense, que agora poderá contar com mais esse espaço para agilizar e tornar mais confortável o seu trabalho, tendo em vista os prazos exíguos da lei eleitoral”.

A presidente do TRE/DF, desembargadora Carmelita Brasil, conta que o tribunal se sente honrado em inaugurar o espaço revitalizado e que há projetos para que o ambiente se torne ainda mais agradável e funcional. “Às vezes o advogado tem que preparar recursos em pouco tempo e não tem condições de voltar ao escritório. Ficamos sensibilizados com a importância que esse espaço tem e espero que ele cumpra a sua finalidade”.

O juiz titular do TRE/DF Erich Endrillo afirma que as salas de apoio da Ordem são, de forma geral, muito bem estruturadas. “Essa sala representa um grande avanço para o atendimento aos advogados aqui no Tribunal Eleitoral, principalmente neste período de eleição. É muito justo que a OAB tenha uma estrutura mais adequada, ampla e com recursos tecnológicos para atender a demanda dos colegas que utilizam esse espaço”. Para ele, a ampliação é uma conquista que proporciona um trabalho melhor para quem advoga.

Voto Consciente

Após a reinauguração da sala de apoio ao advogado, o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, lançou a campanha “Voto Consciente”. “Em ano eleitoral, nós, cidadãos, temos papel preponderante no processo de escolha de nossos representantes. Não podemos nos omitir. A OAB é contra o voto em branco, é contra o voto nulo. Se não houver um candidato que lhe interesse, vote no menos pior, mas não deixe de votar. Este é o momento que temos para tentar mudar o que está aí”, ressaltou.

Costa Couto aproveitou a oportunidade para salientar que confia no trabalho que será desenvolvido pelo TRE/DF na condução do processo eleitoral. “Em nome da advocacia do DF, da Casa da Cidadania e da sociedade brasiliense registro a nossa mais absoluta crença no êxito, no sucesso, na serenidade na condução dos litígios que se apresentarão nesta Casa nos debates das eleições. No que for preciso, a advocacia do Distrito Federal estará à disposição para que possamos concretizar, da forma mais rígida e saudável possível, a democracia nas eleições de outubro”.

Também estiveram presentes o secretário-geral da CAA/DF, Maximillian Patriota; os desembargadores do TRE/DF, Jackson Di Domenico e Telson Luís; o ministro do STJ, Carlos Matias; o vice-presidente da Subseção do Paranoá, Valdir de Castro Miranda; o secretário-geral da Subseção do Paranoá, Kendrick Xavier; o presidente e o vice-presidente da Subseção de São Sebastião, Valcides de Sousa e Rodolfo Matos, respectivamente.