Seccional alerta para “Golpe da Ação Coletiva” contra advogados

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal alerta aos advogados sobre o “Golpe da Ação Coletiva”, aplicado contra escritórios de advocacia do Distrito Federal e de outros estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo. A diretoria da OAB/DF alerta aos advogados que desconfiem de tais propostas para que não sofram prejuízos. Em caso de dúvida, o advogado deve entrar em contato com a Seccional, por meio da Ouvidoria, e informar o ocorrido.

O “Golpe da Ação Coletiva” ocorreu com um advogado do Distrito Federal, que prefere manter sua identidade anônima, da seguinte forma: na semana passada, uma colega advogada o procurou para fazer uma parceria em ações de grande monta. Ele contou que uma pessoa de nome “Marcos”, do Paraná, havia procurado o escritório dele para pegar 1.800 ações trabalhistas de empregados da empresa Odebrecht. Diante da proposta, o advogado entrou em contato com “Marcos”, para que ele explicasse do que se tratavam os casos.

O advogado conta que desde o início da ligação “Marcos” disse que as ações envolveriam valores significativos. Isto, segundo o advogado causou imediata desconfiança. “Marcos” explicou que seriam 1800 ações de empregados da Odebrecht, que foram demitidos sem receber quaisquer verbas rescisórias, e que cada um pagaria a quantia de R$ 950 para o ajuizamento.

Durante a ligação, o advogado fez diversas indagações e “Marcos” contou que todos trabalham no DF, mas que moravam em municípios no Paraná e que seria necessário o advogado se deslocar até lá. Para tanto, “Marcos” alugaria um salão e um ônibus, pagos pelo escritório de advocacia. Por fim, o advogado indagou quais eram os nomes das obras da Odebrecht no DF e o rapaz não soube responder, o que serviu para confirmar a tentativa de golpe.

Felizmente, o advogado não chegou a fazer o depósito e na tarde da última segunda-feira (16) procurou a OAB/DF para relatar o ocorrido.Casos como este também foram relatados em São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Paraíba e no Rio de Janeiro.