Seccional apresenta aplicativo Avaliajus ao TJDFT

A fim de levar os pleitos dos advogados para o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, se reuniu com o presidente do Tribunal, Mário Machado, na tarde desta quarta-feira (26). Em visita institucional, Costa Couto apresentou à Machado o aplicativo Avaliajus, que em breve estará disponível para todos os advogados do DF. Também abordou os problemas relatados pela advocacia sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe) 2.0, que passou a operar no dia 17 deste mês.

Em vigor a partir do segundo semestre deste ano, o aplicativo Avaliajus possibilitará aos advogados, dentre outras coisas, avaliar as instituições jurídicas do DF. Juliano Costa Couto, ao apresentar o aplicativo, ressaltou que ele facilitará o atendimento dos pedidos por melhorias junto às instituições jurídicas. “Iremos aos Tribunais com pleitos pontuais. Guiados pelos advogados que frequentam todos os dias aqueles ambientes. Assim, será mais fácil resolver os problemas detectados. Além disso, os feedbacks positivos reforçarão as boas atitudes que estão sendo realizadas”, conta.

Através do aplicativo, a OAB/DF ficará ainda mais próxima ao advogado, podendo assim receber mais rapidamente as demandas e observações sobre o andamento do sistema de justiça do DF.

Outro assunto de destaque na reunião foi o PJe 2.0, que passou a operar recentemente. Por ser um sistema novo, estão sendo detectadas algumas complicações. Costa Couto trouxe à Machado os problemas observados pelos advogados e pediu para que seja analisada a possibilidade de ampliar o horário de funcionamento do Chat Online do PJe.

Hellen Falcão, conselheira seccional e vice-presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia e Informação da OAB nacional, destaca que é muito importante o diálogo com o Tribunal. “Este canal direto com o presidente é essencial, tanto para dar ciência dos problemas quanto para a pronta solução por ele dada a cada caso. Este é o melhor caminho para a construção de uma nova forma de atuar no processo sem traumas”, afirma.

O presidente do TJDFT, Mário Machado, se comprometeu a analisar os pleitos da Seccional e continuar a dialogar com a OAB/DF. Por fim, Costa Couto também despachou o acesso direto ao novo estacionamento que a Seccional vai instalar no Fórum do Paranoá, em parceria com o Centro João Paulo II, saiba mais aqui.

Também participaram da reunião os conselheiros seccionais Fernando de Assis Bontempo, Tiago Machado.

Amagis/DF conhece Avaliajus

Em reunião na sede da Seccional, nesta quinta-feira (27), o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, apresentou o aplicativo Avaliajus ao presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal, Juiz Fábio Francisco Esteves. O magistrado avaliou que o aplicativo pode estreitar os laços da advocacia com os juízes.

“Acredito que se o instrumento for no sentido de contribuir com o aperfeiçoamento da relação entre a Magistratura e a OAB, certamente a Magistratura vai recebê-lo muito bem. Se o instrumento não constituir nenhum tipo de exposição ou constrangimento ao magistrado, pelo contrário, se for de avaliação, sério e de melhoria, certamente será bem recebido”, destacou o juiz Fabio Esteves.