Seccional auxilia em melhorias na Papuda

Em busca de mais conforto para a atuação da advocacia e dos agentes penitenciários, a Seccional do DF foi até o Complexo Penitenciário da Papuda, na manhã de quarta-feira (11), para entregar materiais de construção a fim de viabilizar melhorias no presídio, além da doação de interfones para os parlatórios.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, destacou que este ato tem o intuito de “promover a desinterdição e a viabilização da utilização dos sete parlatórios que estão hoje desativados e sem uso”.

O diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP), José Mundim Júnior, destaca que os materiais que começaram a ser doados serão utilizados em pequenas reformas e reparos dentro do CDP, viabilizando assim a melhoria na vida dos advogados, dos internos, dos visitantes e dos agentes penitenciários em geral. ”Se a sociedade entender o papel que as medidas judiciais visam, nós teríamos índices melhores de ressocialização e de reinserção”, disse Mundim. “A parceria com a OAB/DF reflete na melhoria de trabalho de todos, porque se trabalharmos juntos, nós teremos um resultado final melhor”, finalizou o diretor.

A maior parte do material doado será utilizado para reativar o espaço chamado de ‘acolhimento’, porém tanto a doação de interfones quanto a de materiais vão atender todos os blocos.

Segundo o secretário-geral adjunto da OAB/DF, Cleber Lopes, a Seccional vem cumprindo seu dever de lutar pela melhoria das condições de trabalho da advocacia. “Hoje mais um passo importante foi dado nessa direção, pois além da entrega de novos interfones, ficou acertada a reforma das instalações do CDP para melhorar o parlatório e a construção de um protocolo novo para o atendimento dos advogados”, declarou.

Wendel Lemes de Farias, conselheiro seccional e procurador-geral de Prerrogativas, também enfatizou a atuação da OAB/DF no investimento da melhoria do sistema penitenciário. “Este ato é de grande valia para a melhoria do sistema, atende assim aos anseios dos advogados criminalistas que estavam tendo problemas para falar com seus clientes. Além disso, a presença da OAB/DF respalda a relação entre a advocacia, a direção e os servidores para que se possa exercer a profissão de maneira mais eficiente”.

Hoje o Centro de Detenção Provisória (CDP) conta com 23 parlatórios, 17 deles destinados a agendamentos e os outros seis àqueles casos de urgência e prioridade. Cerca de 7 mil advogados criminalistas são cadastrados no sistema.

Também participaram da visita os conselheiros seccionais Divaldo Teófilo e José Gomes de Matos Filho e os procuradores de prerrogativas Ana Ruas, João Paulo, Mauro Lustosa e o diretor adjunto da Papuda, W. Mello.