Seccional inaugura Subseção de Brazlândia

Brasília, 29/6/2015 – A partir de agora, advogados de Brazlândia e região têm um ponto de apoio da Seccional. Foi inaugurada nesta segunda-feira (29) a Subseção de Brazlândia, localizada no Fórum Desembargador Márcio Ribeiro (Área Especial NR4, rua 10, lote 4, Setor Tradicional). Representaram a diretoria OAB/DF na solenidade o vice-presidente Severino Cajazeiras, o secretário-geral adjunto Juliano Costa Couto e o diretor-tesoureiro Antonio Alves.

O vice-presidente da Seccional, Severino Cajazeiras, pontuou que Brazlândia há muito tempo carecia de uma Subseção à altura dos advogados que ali militam. “Tenham certeza que a diretoria terá todo o apoio da Seccional da OAB do DF”.

De acordo com o presidente da Subseção, José Severino Dias, a criação da OAB de Brazlândia era uma reivindicação antiga da classe. “Aqui estamos para atuar com destemor na preservação da dignidade da classe. Nossa prioridade é o fortalecimento da advocacia, que se traduz no respeito às prerrogativas”, afirmou.

Presente ao ato, o juiz diretor do Fórum, Fernando Brandini Barbagalo, que a instalação da Subseção representa um passo fundamental para os advogados da cidade. “É o passo inicial para termos outros avanços para a advocacia e, em última análise, para a sociedade de Brazlândia”. Segundo ele, a OAB, como instituição, começa nas subseções. “Gostaria de enaltecer essa iniciativa e faço votos de que seja o primeiro passo de grandes melhorias para todos nós”.

brazlandia1Além de José Severino Dias, presidente, compõem a Subseção de Brazlândia os advogados José Maria de Morais (vice-presidente), Marcelo Lourenço Bittencourt (secretário-geral), Vinicius Moreira Catarino (secretário-geral adjunto) e Thiago Meirelles Patti (diretor-tesoureiro). Ainda participaram do evento os conselheiros seccionais Dino Andrade e Cristiano Fernandes, além da secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do DF, Elisabeth Leite.

Confira entrevista com o presidente José Severino Dias:

Quais seus planos para a Subseção?
José Severino – A Subseção é uma reivindicação antiga dos advogados de Brazlândia, conquistada agora graças à coragem do presidente Ibaneis Rocha. Ela tem um sentido muito forte porque, geograficamente, estamos muito distantes do centro da capital. Iremos trabalhar para fortalecer e valorizar o exercício da profissão, especialmente no que se refere ao respeito às prerrogativas do advogado. Como entidade representativa da sociedade civil, iremos também nos envolver nas discussões em torno dos problemas da comunidade, que são muitos e exigem a participação de todos.brazlandia2

É dura a vida do advogado em Brazlândia?
José Severino – Até pouco tempo, éramos um grupo reduzido. Mas a cidade cresceu, a demanda por serviços jurídicos idem e a realidade agora é outra. Muita gente que exercia uma advocacia artesanal, em casa, hoje está instalando escritórios, principalmente os mais jovens. Contudo, com relação ao Judiciário local, enfrentamos dificuldades típicas de um crescimento que chega sem a necessária contrapartida de modernização de procedimentos. O andamento de processos, por exemplo, ainda é moroso. Esta questão queremos tratar diretamente com os magistrados e membros do Ministério Público.

Como o Sr. pretende mobilizar a classe?
José Severino – Primeiro, mostrar que existe uma subseção em funcionamento. Segundo, oferecer serviços essenciais que possam facilitar o seu trabalho, inclusive oferecendo cursos e treinamento para o PJe (Processo Eletrônico), por exemplo. Terceiro, atuar em sua defesa, levantar a bandeira da advocacia e buscar o reconhecimento de uma classe, cuja atividade é essencial ao funcionamento da Justiça. Creio que esses três fatores, conjugados, irão envolver e atrair o advogado para sua entidade representativa.

Comunicação social – jornalismo