Seccional leva serviços a advogados de Samambaia

Brasília, 28/4/216 – Em ação inédita, a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/DF) levou na quarta-feira (28) o projeto “Seccional Itinerante” para a Subseção de Samambaia. O objetivo da proposta é estreitar o contato entre a sede e seus braços em toda a região do Distrito Federal e ouvir as reivindicações locais.

A OAB/DF disponibilizou serviços como protocolo, tesouraria, comissão de seleção, prerrogativas, certificado digital e escritório modelo. A Caixa de Assistência dos Advogados, que é parceira e tem um projeto de descentralização dos serviços em curso, também esteve presente para acolher solicitações e informar sobre os benefícios disponíveis, tais como auxílios de diversas naturezas, planos de saúde, venda de ingressos de cinema com desconto e confecção de cartão de benefícios. Além desses serviços, são oferecidos aos advogados, sem custo nenhum, engraxate, manicure, massagem relaxante, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Na ocasião, o presidente da Seccional Juliano Costa Couto e o presidente da Subseção de Samambaia, José Antonio Gonçalves de Carvalho, despacharam com os advogados para ouvir seus anseios e reivindicações.

OAB itinerante Samambaia 27-04-2016 (2)Juliano Costa Couto destacou que o projeto busca a democratização dos serviços. “Estou muito contente e orgulhoso de ver toda uma energia e trabalho sendo dada a este projeto da Seccional itinerante e de ver funcionários da OAB e da CAA/DF animados em atender advogados da Subseção, com utilização dos serviços. Essa integração entre os advogados é extremamente importante. Eu me sinto muito contente em estar tornando real esse projeto. Acredito que essa mesma felicidade é dada e recebida pelos advogados da Subseção”.

O presidente da Subseção de Samambaia, José Antonio Gonçalves de Carvalho, que também atende advogados do Recanto das Emas, disse que o projeto veio de encontro aos anseios dos advogados. “Espero que o projeto continue durante toda essa gestão. Tivemos um retorno dos advogados de que eles adoraram a proposta da OAB”. Para a secretária-geral adjunta Elaine Ferreira Gomes Rockenbach o projeto foi extremamente para o advogado militante na cidade, “para que ele não precise se locomover até a Seccional para resolver pequenas questões e também para aproximar os advogados da Seccional”.

OAB itinerante Samambaia 27-04-2016 (11)Morador de Samambaia, o advogado Daniel Henrique Dias dos Santos esteve presente na dia da ação para despachar pessoalmente com o presidente Juliano. “Ele sempre foi atencioso comigo, sabia que ele iria me ouvir. Conversamos sobre a estrutura da OAB e da Caixa de Assistência. Apesar de não ter sido resolvido na hora, soube que poderia contar com a ajuda dele”.

A advogada Suzana Pinho Alves Brito, mãe da pequena Clarisse, voltou ao trabalho antes mesmo do fim do período de licença maternidade. Suzana é advogada autônoma e viu no projeto a oportunidade de resolver pendências que ficariam mais difíceis, ainda mais agora com uma bebê. “Considerei uma facilidade bem válida. Como a militância, escritórios e processos se concentram aqui, há uma dificuldade de se deslocar para a feitura de alguns serviços. Principalmente agora no período em licença maternidade substabelecer é meio complicado”.

OAB itinerante Samambaia 27-04-2016 (10)Militante no DF e em Goiás, a advogada Tallita Sara Oliveira Ribeiro é disse que se sentiu acolhida com os serviços. “É muito bom porque acaba que os profissionais economizam tempo, fica bem mais ágil, Sempre temos que nos deslocar entre vários fóruns e concentrar os serviços em uma só Subseção ajuda bastante”.

Honorários – Subseção Taguatinga

Na noite dessa quarta-feira (27), o presidente da Seccional esteve na Subseção de Taguatinga para ministrar a palestra “Como Estimar e Valorizar os Honorários Advocatícios”. A questão de como proceder com a cobrança de seus clientes e a estipulação de honorários foi abordada por Juliano Costa Couto, que salientou que o primeiro contato é definidor. “Você precisa dar atenção ao cliente, ouvir bastante e com calma. Seja legal e verdadeiro, não venda milagres. E o mais importante: dê retorno ao seu cliente”, disse.

julianoO evento contou com a presença do presidente da Subseção Lairson Rodrigues Bueno, da vice-presidente Andressa de Paiva Pelissári, a secretária-geral Karolyne Guimarães dos Santos, do secretário-geral adjunto Thiago Januário de Andrade, do diretor-tesoureiro Antonio de Jesus Costa Nascimento, do presidente da Comissão do Jovem Advogado, Fraklin Rocha, da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Valéria Nunes e da Comissão de Transição para o Novo CPC, Karine Lucena. Na ocasião, Costa Couto empossou novos membros das Comissões.

 

Confira o calendário do projeto:

Maio

4 – Brazlândia
11 – Sobradinho
18 – Planaltina
25 – Gama

Junho

– Ceilândia
8 – Paranoá
15 – Núcleo Bandeirante
22 – Taguatinga

 

Comunicação social – jornalismo
Fotos: Valter Zica
OAB/DF