Seccional presta homenagem à Advocacia Pública

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Distrito Federal, por intermédio da Comissão da Advocacia Pública dos estados e do DF, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/DF), realizou na noite da última quinta-feira (30) uma solenidade em homenagem aos procuradores de Estado e do Distrito Federal pela passagem do dia da Advocacia Pública, comemorado dia 7 de março.

A mesa foi presidida pelo conselheiro Seccional, Wesley Bento, que ressaltou o trabalho competente e idôneo da Procuradoria do Distrito Federal. “Nunca se ouviu falar de nenhum integrante da procuradoria envolvido em ato de corrupção, em atos deploráveis. Essa característica não é só da Procuradoria do DF, mas sim uma virtude nacional da advocacia pública. Bento ressaltou a importância de conscientizar a população sobre a relevância que a advocacia pública possui no meio jurídico.

O presidente da Comissão de Advocacia Pública dos Estados e do Distrito Federal, Renato Guanabara Leal de Araújo, explicou a historia da data de comemoração do dia Nacional da Advocacia Pública e a função do advogado público no âmbito jurídico. “O nosso trabalho é silencioso, mas as nossas vitórias são muitas. Não somos advogados do governo, somos advogados do Estado. Como defensores do Estado, nosso maior objetivo é a defesa do dinheiro do povo e, consequentemente, dos interesses de toda a sociedade”.

Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, se disse satisfeito por celebrar na casa do advogado a homenagem aos procuradores que realizam um trabalho essencial a manutenção da Justiça. “Aqui nesta Casa se faz muito trabalho, é justo que no momento de júbilo também se faça uso deste espaço. Eu reconheço na Procuradoria do Distrito Federal senão o maior, certamente o melhor escritório de advocacia”, disse.

O vice-presidente da Comissão de Advocacia Pública dos Estados e do Distrito Federal e diretor-tesoureiro da Associação dos Procuradores do Distrito Federal, Helder Araújo Barros, enfatizou o trabalho realizado pela Associação Nacional dos Procuradores de Estado (ANAPE) em busca da defesa das prerrogativas dos advogados . “A ANAPE tem como seu grande norte a defesa da consultoria jurídica do Estado estritamente e exclusivamente por procuradores”. Barros terminou o seu discurso ao parafrasear Humberto Gomes, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça. “O advogado público é sempre advogado do Estado na busca de soluções possíveis para as políticas públicas escolhidas pelos representantes do povo brasileiro. Nessa condição deve orientar e não facilitar, mostrar as dificuldades sem camuflá-las, denunciar impossibilidades jurídicas da pretensão e alertar sempre para as consequências da ilegalidade”.

A procuradora-geral do Distrito Federal, Paola Aires Corrêa Lima, salientou que os procuradores realizam vários papeis dentro da carreira. “É impressionante como nós trabalhos com todos os ramos do Direito. Acredito que a procuradoria do DF tem quadros realmente de excelência. Tenham orgulho de serem procuradores. Precisamos perceber que nem sempre temos uma causa fácil, mas temos que perceber que a nossa carreira não olha o indivíduo e mas sim a coletividade”.

Ao final da cerimônia Paola Aires Corrêa Lima também foi homenageada pela OAB/DF, pela Comissão de Advocacia Pública dos Estados e do Distrito Federal, pela Associação dos Procuradores do Distrito Federal e pelo Sindicato dos Procuradores do Distrito Federal por sua dedicação e competência nos serviços prestados em prol da valorização da advocacia pública do DF. Renato Guanabara Leal de Araújo, presidente da Comissão de Advocacia Pública dos Estados e do Distrito Federal, realizou a leitura e a entrega da placa de homenagem para a procuradora-geral do DF. Ulisses Schwars Viana, presidente da Câmara Técnica do Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal, entregou à homenageada um bouquet de flores.

Compuseram a mesa da cerimônia o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto; o conselheiro Seccional, Wesley Bento; o presidente da Comissão de Advocacia Pública dos Estados e do Distrito Federal, Renato Guanabara Leal de Araújo; o vice-presidente da Comissão de Advocacia Pública dos Estados e do Distrito Federal e diretor-tesoureiro da Associação dos Procuradores do Distrito Federal, Helder Araújo Barros; o secretário-geral da CAA/DF, Maximilian Patriota; a procuradora-geral do Distrito Federal, Paola Aires Corrêa Lima; o presidente da Associação dos Procuradores do Distrito Federal, Carlos Augusto Valenza Diniz; o presidente do Sindicato dos Procuradores do Distrito Federal, Edvaldo Nilo de Almeida e o presidente da Câmara Técnica do Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal, Ulisses Schwars Viana.