CDP e Seccional firmam parceria em prol dos advogados

Brasília, 22/1/2016 – O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, recebeu na tarde de quinta-feira (21) o diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário da Papuda, Diogo Ernesto, e o diretor adjunto Vítor Espíndola para reunião sobre o sistema de agendamento de visitas de advogados, bem como projetos de parceria. Também participou da reunião o conselheiro e membro da Comissão de Prerrogativas, Fernando Assis.

Diogo Ernesto salientou que sempre teve um ótimo relacionamento institucional com a Ordem e que, apesar de notícias falaciosas recentemente dizerem o contrário, está à disposição da OAB para continuar o trabalho em conjunto. Prova disso é o sistema de agendamento de visitas para que os advogados possam visitar os internos no presídio. Com um mês de funcionamento, o programa tem mais de 3 mil advogados cadastrados e 1.600 agendamentos realizados com sucesso.

reunião SESIPE 21-01-2016 010Isso beneficia não só o advogado, mas o sistema prisional como um todo. Ajuda o interno que não passa pelo estresse de esperar horas para conversar com seu advogado e contempla o agente penitenciário que tem uma rotina mais organizada.

Ernesto comentou sobre sua chegada ao complexo, em fevereiro de 2015, quando ele encontrou o caos no sistema prisional: superlotação, falta de servidores e dificuldades em visitas de parentes e advogados.
“2015 foi um ano muito difícil para nós. Pegamos um cenário de superlotação e a audiência de custódia era um fato de bastidores. Chegamos a um ponto que, por mais que fizéssemos uma gestão voltada para o servidor e tentássemos suavizar a vida do preso, chegamos ao ápice de 300% da nossa capacidade”, explicou. “Diante desse cenário caótico, a Ordem nos procurou para implementar o agendamento. O cenário era de 3 a 4 horas de demora para o advogado entrar no CDP. Hoje, não existe atraso”.

Costa Couto salientou que a parceria com a diretoria do CDP só tende a ser proveitosa. “Vamos manter o diálogo. É um sinal claro e expresso da solidariedade e da possibilidade da consecução de um trabalho em conjunto. Tudo em prol dos advogados, da sociedade e do sistema prisional”.

Conheça o sistema de agendamento

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF