Dia Internacional da Mulher: OAB/DF entrega hoje a Medalha Myrthes Gomes de Campos

Nesta quarta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) irá realizar a entrega da Medalha Myrthes Gomes de Campos em uma cerimônia a partir das 19h, no Auditório da OAB/DF, com transmissão ao vivo pelo canal da OAB/DF no YouTube.

A medalha será concedida a três mulheres que se destacaram por seus relevantes serviços prestados à Justiça, ao Direito e à Sociedade: a advogada Cristiane Romano, a advogada e procuradora federal aposentada Maria Alice de Medeiros Silva e a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Cláudia Bucchianeri.

A palestrante da noite será a desembargadora federal e presidente da Comissão de Participação Feminina e da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação do TRF1, Gilda Sigmaringa Seixas.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., parabenizou o trabalho realizado pela Comissão da Mulher Advogada e destacou a importância do reconhecimento às mulheres que tanto contribuem para a advocacia e a sociedade.

Já a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, Nildete Santana de Oliveira, ressaltou que a Medalha é um reconhecimento da representatividade e da diversidade da mulher advogada, além de ser um momento para celebrar as lutas e conquistas femininas e enaltecer o papel e a participação feminina em todos os ambientes e centros de poder e decisão.

A Medalha Myrthes Gomes de Campos, instituída em 25 de fevereiro de 2016, é a mais alta comenda da OAB/DF e é concedida a advogadas e autoridades com atuação efetiva no cenário jurídico do DF, com destaque para a defesa dos direitos, dos interesses e da valorização das mulheres e de suas prerrogativas.

A medalha carrega o nome da primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil, Myrthes Gomes de Campos, que concluiu o bacharelado em Direito em 1898, mas só em 1906 conseguiu ingressar no quadro de sócios efetivos do Instituto dos Advogados do Brasil, condição necessária para o exercício profissional da advocacia.

Comunicação OAB/DF – Jornalismo